sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Goiabeira: genuína brasileira

Dentre as frutas, existe uma que é por excelência brasileira: a goiaba (psidium guajava). É de uma das grandes famílias botânicas, a Myrtaceae, a qual pertence à deliciosa e pequenina Guabiroba, sua prima-irmã, e também: jabuticaba, uvaia, pitanga e grumixama. As Myrtaceae ocorrem principalmente na América e na Austrália.

As goiabas podem ser rosas ou brancas, são ricas em vitamina C, A, B1, cálcio, fósforo e ferro, é considerada a rainha da alimentação nacional. São indicadas para emagrecimento, pois são pobres em gorduras. A compota de goiaba é tão fina quanto o marrom glacê. Uma das plantas mais fáceis de plantar e cultivar de todas as frutíferas, pois nasce de sementes comuns, chegando a ser considerada praga nos pastos por se multiplicar rapidamente.

As frutíferas não precisam ser plantadas num pomar isolado, mas sim integradas no paisagismo de campo ou urbano. Atraem pássaros e floresce no verão. Comumente é atacada pelo vulgarmente conhecido bicho de goiaba, por isso é recomendável colher os frutos quando iniciam o processo de amadurecimento e deixá-los amadurecer em local seco e fresco.

Caso você não tenha uma área verde ou quintal, arranje um vaso de qualquer tamanho possível. Atente para usar uma terra boa e não deixe faltar água. Dessa forma em aproximadamente 14 meses ela frutificará...


Fonte: livro de botânica Aylthon Brandão Joly.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...