sexta-feira, 5 de setembro de 2008

“Como podemos prever com exatidão o horário que o sol vai nascer e se pôr?”

Como o assunto é extenso, abrimos mão de colocar a pauta na nossa seção “EU SEI TUDO” e colocamos a resposta aqui na íntegra. Recebemos o pedido de nossos blogueiros que queriam saber “Como podemos prever com exatidão o horário que o sol vai nascer e se pôr?”. Quem nos cedeu a entrevista abaixo, foi o formando de Física, da Universidade Católica de Brasília, Richard Douglas Martins Sales (foto acima). Se ainda ficou com algumas dúvidas você pode mandar sua pergunta para o endereço eletrônico de Richard: (richarddouglas001@gmail.com). Divirta-se com os astros!

Há várias formas de saber com exatidão a hora do nascer e do Pôr-do-sol. E para definir a que horas o “Sol Nasce” não é muito fácil já que depende de vários fatores como: época do ano, estação do ano, localização, Latitude e longitude. Primeiramente, o Sol não nasce todos os dias no mesmo lugar do horizonte. Por exemplo, em março acontece um fenômeno chamado Equinócio que faz o Sol aparecer no Centro do horizonte e isso também irá refletir nas estações do ano. Nessa mesma época no Hemisfério Norte Começa a Primavera e no Hemisfério sul começa o Outono.

Hoje conseguimos essa grande exatidão do nascer do Sol por que temos vários cálculos, já que a olho nu nunca teremos essa exatidão, pois uma das coisas que interferem é a irregularidade do Horizonte, como assim? O horizonte costuma ser irregular e ter várias depressões que podem interferir na sua observação, por exemplo, o Sol pode ter nascido a alguns minutos mas só irá aparecer no horizonte minutos depois.

Como disse antes é possível calcular a duração do período diurno através de fórmulas de astronomia para qualquer local da Terra. Os dados necessários para realizar os cálculos para uma determinada localidade em determinados dia do ano são:
· Latitude do local
· Longitude do local
· Fuso horário do local
· Dia do ano

Os horários obtidos são para a posição exata do FUSO do local escolhido, o que requer uma correção de alguns minutos caso o local não fique exatamente sobre o meridiano do fuso horário local (o que acontece na maioria das vezes). Após o cálculo da duração do dia, divide-se este tempo em duas (02) partes, subtraindo uma parcela do meio-dia, para obter o nascer do dia, e somando a outra parcela igual ao meio-dia, para obter o pôr do sol.

Veja como funciona:
Como exemplo, se calcularmos a duração do dia em Porto Alegre, no dia 21 de Março ou 21 de Setembro(que é quando acontece o solstício e equinócio) , obteremos exatamente 12 horas de sol que, dividido por dois (02), dá 6 horas. Subtraindo 6 horas do meio-dia, obtém-se o nascimento às 6 horas e somando 6 ao meio-dia, obtém-se 18 horas para o pôr do sol. Se Porto Alegre estivesse exatamente sobre o meridiano que rege o fuso horário atribuído à cidade (e à maior parte do país), estes horários seriam corretos. Entretanto, Porto Alegre tem 51º de longitude, distando 6º do meridiano 45º, que rege o nosso fuso. Fazendo os cálculos obtém-se um atraso de cerca de 24 minutos, ficando o nascer e pôr do sol, respectivamente, às 6h24min e às 18h24min
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...