
A planta cultivada e conhecida comumente no Brasil sob a denominação de mamoeiro pertence à família Caricácea, a qual encontra-se dividida em quatro gêneros: Carica (21 espécies); Jaracatia (6 espécies); Cylicomorpha (2 espécies) e Jarilla (1 espécie). O gênero Carica é considerado de maior importância com 21 espécies descritas, sendo a espécie Carica papaya L., 2n = 18 cromossomos, a mais importante e cultivada em várias regiões do mundo.
Diferentes denominações podem ser encontradas para a planta e para o fruto dessa espécie, dependendo da região ou país. Mamoeiro (planta) e mamão (fruto) no Brasil; papayo e papaya em espanhol; papayer e papaye em francês; paw paw ou papaw e papaya em inglês; melonenbaume em alemão; lechosa e fruta-bomba no caribe; mamón e papayo na Argentina; árbol de melón e papaya calentana, fruta bomba na Colômbia; lechosa e papaya na Venezuela; papaya cimarrona e mamey zapote, melón zapote no México; cay du e mamor no Sudeste Asiático (Dantas, 2000).
No Brasil o fruto é conhecido pela denominação de mamão. Entretanto, recentemente nos grandes centros urbanos começa a aparecer à denominação de papaia, especificamente para os frutos pequenos oriundos das variedades havaianas do grupo Solo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário