quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mais nascentes protegidas

Extensionistas da Epagri de Timbó, por meio do Projeto Microbacias 2, promoveram, nos dias 21 e 26 de setembro, mais um treinamento em proteção de nascentes, com o modelo batizado de Epagri.

O Modelo Epagri apresenta as seguintes novidades em relação ao Caxambu: dois canos em PVC que permitem a limpeza interna, um outro cano em PVC que permite efetuar a desinfecção periódica interna, filtro com aproximadamente 2 mil furos com broca de 3 mm, que impede e entrada de caranguejos e a utilização de um toldo em substituição da lona plástica. Antes dos trabalhos serem iniciados, a água foi analisada pela SAMAE, por meio da Vigilância Sanitária Municipal.

Participaram dos treinamentos que foi concluído após duas etapas: facilitadores da Epagri de Luís Alves, Ilhota, Pomerode, Ascurra e Rio dos Cedros, agente da vigilância sanitária local, agentes de saúde, presidente do meio ambiente municipal, secretário municipal de desenvolvimento econômico, técnicos da prefeitura, professora e, obviamente, onze famílias rurais de Timbó que irão proteger as nascentes de suas propriedades, totalizando vinte e quatro pessoas.

Na oportunidade, os extensionistas da Epagri de Timbó, Nilto Barella e Kátia Marly Zimath de Mello e ainda o agente da Vigilância Sanitária, Carlos Busarello deram ênfase aos seguintes pontos:

1) A importância da água como alimento e veículo transmissor de doenças quando não é tratada adequadamente.
2) Proteger o entorno das nascentes com plantas nativas.
3) Efetuar a desinfecção das nascentes e das caixas d’agua, a cada seis meses.
4) Quando há sobras, dividir com seus vizinhos.

O encerramento foi marcado com o plantio de árvores nativas no local, com os participantes brindando com água. A nascente tem capacidade de abastecer aproximadamente sete famílias.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...