quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Recuperação de Mata Ciliar

Grupo de jovens moradores da Microbacia Rio Lageado, em Chapadão do Lageado, recuperou parte da mata ciliar da bacia do rio Lageado. Os jovens participam do Grupo Juventude, Água e Vida, o JAVI. “A maior riqueza da atividade foi a junção dos interesses do Projeto Microbacias 2 com a proposta do grupo de jovens, o JAVI, que por algum tempo, estava à procura de parcerias para incentivar práticas de educação ambiental na sua comunidade”, revelou Jardel Batisti.

A iniciativa permitiu a participação de boa parte dos jovens da comunidade Rio Lageado, além da contribuição por aqueles que se denominam jovens “de mente”. Dona Maria Paul é uma delas. Aos 54 anos participou do plantio e ressaltou a importância dos mais velhos estarem contribuindo para a recuperação do meio ambiente, e o fato de suas ações servirem de exemplo e incentivo para todos.

Foram recuperados 400 metros de leito de rio com 2 mil mudas de floresta nativa que foram adquiridas pela Associação de Desenvolvimento da Microbacia Rio Lageado Foz, através dos recursos do projeto Microbacias 2, juntamente com o apoio da Secretaria da Agricultura do Município, que viabilizou o transporte da APREMAVI até a comunidade. Uma ação efetiva entre parcerias.

“O propósito do dia era mais do que a realização deste plantio por obrigação, metas do MB2 ou devido a alguma multa ou fiscalização. Mas sim, propor uma integração entre homem e natureza, cultivando práticas ambientais. Precisamos da luz solar, da água pura, de alimentos sadios, do solo fértil e ar limpo para continuarmos a propagar a Vida com saúde.

Práticas como essas deixam registrada a necessidade de inserir ações ecológicas nas nossas propostas de trabalho além de revelar a esperança dos jovens, que apostam no meio ambiente como parceiro de uma transformação social maior”, explica a Engª Agrª Aline Sens Duarte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...