segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Brasil é recordista em consumo de carne de macaco. Absurdo!


A cada ano, até 5,4 milhões de macacos são caçados para serem consumidos na Amazônia brasileira, alertaram as ONGs Care for the Wild e Pro Wildlife. Espécies como o macaco-guariba brasileiro enfrentam ameaça de extinção. Segundo as ONGs, a caça já é a maior razão para o encolhimento das populações de macacos na América do Sul e Central. Os animais são capturados ilegalmente, como este sagui de tufos brancos colocado à venda no mercado de Moyobamba, na Amazônia peruana.

O crescimento populacional, novas armas e equipamentos e a expansão da infra-estrutura para dentro da floresta aumentam a demanda por proteína e facilitam a captura de primatas. A carne é defumada e vendida em mercados locais, como o de Yurimaguas, no Peru (Foto: Helene Palomino).

O risco é maior porque, em algumas tribos indígenas, fêmeas são mortas em proporção até cinco vezes maior que machos. A carne delas, mais gordurosa, é considerada mais saborosa pelos índios. As populações de macacos são até 93% menores que o normal em regiões de caça intensa.

As ONGs sugeriram sugeriram que se encontrem fontes alternativas de proteína para as comunidades que se alimentam da carne dos primatas.As ONGs defenderam a criação de áreas de conservação para preservar o hábitat natural das espécies ameaçadas, e sugeriram a realização de iniciativas de educação ambiental e de incentivo ao ecoturismo.

Você que compra estes animais, para comer ou para tê-los como estimação, significa que é o mesmo que se compra-se uma pessoa ou escravizá-la. Os animais de espécie diferente das nossas, tem que ter o mesmo respeito que você deseja que outras da mesma espécie sua, a respeite. Agora se sabe quem faz tamanha crueldade, e não denuncia, é ainda pior que estas espécie chamada de humanas.


Fonte:
Site Animais em Extinção

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...