quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Relatório final da "Operação Restinga" nas praias do Sul de Santa Catarina

De acordo com a Lei 4.771/65 do Código Florestal (art. 2°, línea “f”), desde 1965, a vegetação existente nas restingas é considerada: área de preservação permanente. A vegetação que encobre a formação geológica denominada restinga, tem como função a fixação de dunas e/ou estabilização de mangues, independente da sua localização ou extensão.

Ao concluir a Jornada Sênior podemos relatar que o 1° trecho - a área está intacta, mas a aproximadamente 500m do final do loteamento Mirassol a vegetação já não é tão (densa, dominante, bonita, intensa), foram encontrados alguns pontos de degradação como rastros de veículos tipo “Of Rolds” sobre as dunas.

No 2° trecho que é o mais povoado, a área de restinga não está tão vigorosa, em virtude do avanço da urbanização que não tem consciência da importância da preservação destas áreas, pisoteiam, fazem trilhas, enfim, esnoba o meio ambiente. O que nos chamou a atenção foi que, nos locais onde foram construídas as passarelas a população respeita o acesso a orla e a vegetação restinga começa a se reproduzir com timidez e força.




No 3° trecho a área se encontra intacta, vê-se a restinga como ela é sem interferência urbana. O avanço da urbanização sobre área de restinga causa um desgaste ambiental, mas existem meios para contornar este problema, ou seja, construir mais acessos como as passarelas do Balneário Rincão, para que o banhista possa ter acesso a orla ser degradar esta área, dita por lei área de preservação permanente.

O propósito da Jornada Sênior foi alcançado, a primeira etapa da Operação Restinga foi concluída. A segunda etapa acontecerá no período do carnaval e será efetuado pelo corpo de chefes do Grupo Escoteiro, que irá percorrer aproximadamente 90 quilômetros do litoral, partindo da B. do Torneiro (Barra do Rio Araranguá) numa caminhada pela orla marítima até o Farol de Santa Marta (Laguna).


Fonte: Emanoela Zanchi, engenheira Civil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...