quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Butiazeiro: A caminho da extinção

Muitas árvores serão plantadas pelo “Projeto Quati”. Entre elas a palmeira do Butiazeiro que se encontra em extinção na região, ou seja, dificilmente podemos encontrá-las na natureza como na época da colonização. A espécie Butia capitata pertence à família Arecaceae. Seus frutos são muito apreciados e possuem uma diversidade muito grande de coloração e o sabor. O Butiá é mais comum no Sul do Brasil. É um pequeno fruto, amarelo que nasce num arbusto e serve para suco. O Butiazeiro, palmeira do Gênero (Cocos Jathy) do Tupi Guarani "Butiá”. O mistério do Butiazal consiste em saber quem e porque veio ser plantado nesta área? Diz a lenda que "homens de preto" no caso tratava-se de jesuítas, plantavam estas palmeiras para assinalar o local. Dizem os antigos que foram os "birivas", homens que vinham da Serra trazendo erva-mate e fumo e em troca levavam daqui mulas e gado.



Todos os dias a "Onda Verde" irá trazer espécies da região que serão desenvolvidas pela Epagri-Urussanga (SC), em parceria com Grupo de Escoteiros de Içara e ambientalistas do movimento, para que você internauta conheça um pouco mais dos antigos sabores da região.

10 comentários:

Unknown disse...

Oi pessoal!
Moro no Rio Grande do Sul e tenho um Butiazeiro no meu quintal e gostaria de saber se posso podar alguns galhos, pois estão muito baixos e atrapalham quem passa por ali. Desde já agradeço.

ONDA VERDE disse...

Bom dia amigo. Por favor encaminhe um email para nós no ondaverde2008@gmail.com que mandaremos a resposta para você. Mas, já podemos adiantar que o melhor período para a poda é na lua minguante. Att. Maíra Rabassa.

Unknown disse...

Também moro no sul e tenho uma muda de butiazeiro no jardim. Plantei há uns 5 anos quando tinha apenas trÊs pequenas folhinhas. A cada inverno ela secava completamente, mas agora, há uns dois anos começou a desenvolver. Está multiplicando as tiras(folhas)sendo que ainda tem as pontas unidas. Posso podar as mais baixas? Isso o fortalece? Como cuidá-la?

ONDA VERDE disse...

Oi Ju, se tiver como nos enviar o seu E-mail de contato, remeteremos as respostas quanto as suas indagações. Nosso cordial abraço, e obrigada por nos ler. Att. Maíra Rabassa, jornalista SC 1886.

neuza disse...

Olá pessoal,moro em Passo Fundo RS.
Tenho no meu jardim um maravilhoso pé de butieiro, tem aproximadamente uns 22 anos,dá muitos cachos e os frutos são grande,suculento e doce.Todos que experimentam querem uma muda....Bem ai está o problema como faço muda de Butia?
Espero uma resposta,obrigada.

ONDA VERDE disse...

Olá pessoal! Já que nem todos deixaram E-mails de contato para que possamos mandar os pedidos de informações, vamos fazer uma matéria sobre mudas e tudo mais quanto ao butiá e vamos postar em nosso Blog. Abraços, Maíra Rabassa.

Ro_Zane disse...

Bom dia
meu nome é Rosane, eu tenho 2 pés de butiazeiro em meu jardim.
e ja nasceu diversas mudas, por isso me estranho em ler ke estão em extinção. eu gostaria de saber mais sobre esse Projeto Quati.

ONDA VERDE disse...

Que bom saber Rossane, que estás conseguindo preservar esta espécie. Pois bem, sobre o projeto Quati, segue o E-mail da pessoa responsável pelo mesmo: felixrabassa@hotmail.com - conseguirás com ele mais dados sobre o mesmo! Obrigada por sua audiência!!!

Fernanda disse...

Boa noite, meu nome é Fernanda ... moro em Dom Pedrito -RS, gostaria de saber como fazer mudas de de butiazeiros porque preciso fazer um projeto sobre isso para faculdade. Desde ja agradeço.

ONDA VERDE disse...

Oi Fernanda! Qual é o seu Email de contato? Aguardamos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...