quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Como funciona o Ecossistema?

O “Blog Onda Verde” no decorrer desta semana perguntou para os internautas se “Estamos prontos para uma nova visão do Ecossistema”. “Sim” é o que respondeu 66% dos que participaram da consulta. E isso é um bom sinal de que estamos caminhando para uma evolução. O biólogo e mestre, Geverson Teixeira, que é integrante do Grupo de Escoteiros de Içara, explica que o que é um Ecossistema da seguinte maneira: “em certa região, os gafanhotos estavam atacando as lavouras. Para livrar-se deles, os agricultores mandaram pulverizar as plantações com veneno. Os gafanhotos morreram e foram comidos por sapos, que também se envenenaram e morreram. Sem os sapos, os mosquitos transmissores da malária puderam proliferar. Agora, os agricultores estão “importando” sapos de outros locais para dar cabo dos mosquitos”.

Nessa simples estória demonstra a simplicidade e a fragilidade do funcionamento de um Ecossistema. Cada ser vivo presente no Meio Ambiente depende um do outro, e a falta de um pode comprometer sustentabilidade do próprio Ecossistema. As relações ecológicas no ambiente podem ainda demonstrar o equilíbrio na relação entre espécies predadoras e predadas, mas, sem a intervenção das atividades humanas. Quando isso acontece, possivelmente haverá um desequilíbrio ambiental numa determinada área, reduzindo os nichos ecológicos e levando espécies à sua extinção.

Diante disso, o biólogo ressalta que se deve pensar que modelos de desenvolvimentos a sociedade humana possa ter, sem agredir o Meio Ambiente. “Temos que interagir com ela, criando às gerações futuras, a Consciência Ambiental para a manutenção da Biodiversidade e, principalmente de um Ecossistema, e estes possam estar muito mais perto de você do que você pensa”!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...