quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Problemas ambientais em área da barragem são detectados em pesquisa

“Caracterização ambiental da microbacia do Rio São Bento com base nos conceitos da ecologia de paisagem” é o tema da dissertação que será defendida, na sexta-feira (5/9), junto ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc. A pesquisa é da mestranda Patrícia Medeiros Scarpato, sob orientação do professor doutor Jairo José Zocche. A defesa pública inicia às 14h30, na sala 16 do bloco P.

O estudo de Patrícia teve como objetivo caracterizar a bacia hidrográfica do rio São Bento com base nos conceitos da Ecologia de Paisagem, com vistas a subsidiar o plano de manejo ambiental da Área de Preservação Permanente (APP) da Barragem do Rio São Bento (BRSB) e o seu entorno imediato.

A pesquisadora pôde constatar uma reduzida cobertura vegetal a jusante da Barragem, resultante de desmatamentos antigos e atuais, juntamente com a extensa área ocupada pelo cultivo de arroz irrigado, são os principais fatores responsáveis pela degradação ambiental da bacia. Tal panorama, conforme ela, representa sérios prejuízos ambientais para a bacia e região, comprometendo a qualidade dos cursos de água bem como as potencialidades ambientais do solo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc (Jornalista Zeca Virtuoso)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...