quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A importância da água para a Física e o Mundo



Física na Natureza

Essa semana irei dizer um pouco sobre a importância da água não só para a Física mas sim para tudo no mundo. Na Física temos vários estudo em conjunto com algo referente à água, como por exemplo, podemos calcular o quanto a Lua iria influenciar na maré de uma certa região. Não teria como escrever esse post e me limitar somente a Física, já que a água está em 75% do corpo humano ou em 97,61% do planeta em forma de oceanos e geleiras, onde 2,4% estão prontas para o consumo.

Então nas linhas seguintes não vou escrever o quanto a água é importante na Física e sim o quanto a Física pode ser importante para ajudar a situação que em breve iremos passar a escassez de água potável. Pois a água é importante para todos, Físicos, químicos Biólogos, Jornalistas e mais importante para aquele agricultor que faz a alface chegar a sua casa.

Já que temos 97,61% de água nos mares, temos um grande problema à água do mar não serve para consumo, pois todos sabemos que ela é salgada, então se criou uma Tecnologia chamada “dessalinizador de água” é uma tecnologia que converte a água salgada ou salobra em potável, empregando o processo de membrana osmótica sintética ou osmose reversa e usa um material muito corrosivo e em altas pressões e são equipamentos de custo relativamente alto. O processo de osmose reversa é conhecido desde o século passado, mas era utilizado em processos industriais na década de 60 e na década de 80 começou a usar as membranas semipermeáveis sintéticas, assim ampliando o campo de utilização desse processo, reduzindo o preço também.

Sempre buscando melhorar, nos anos recentes os avanços tecnológicos da biotecnologia buscam por águas de elevada pureza, também temos a consciência de preservação de meio ambiente, a escassez de água em vários locais do mundo pede por um processo de dessalinização mais barata. Existe uma nova tecnologia que utiliza a luz solar como fonte para dessalinizar a água salgada, foi desenvolvido um sistema que utiliza vácuo induzido por gravidade com energia solar, assim deixando de utilizar energia elétrica ou combustível fósseis, então resolveremos 02 problemas, tiramos o sal da água e economizamos combustíveis fósseis. Esse sistema é mais eficiente do que outros dessanilizadores que utilizam energia solar, além de ser simples e mais barato do que os normais e pode ser construído em qualquer lugar, já que não utiliza energia elétrica e sim solar.

O processo que é usado é o mesmo que a natureza executa, só que há uma aceleração nesse processo, pois a própria natureza possui o seu processo de desssalinização, a água evapora dos mares, formam as nuvens e cai em forma de chuva, no novo processo cria o natural com ajuda da energia solar e pressão atmosférica natural.

Assim terá água limpa e pura para o consumo. Espero que tenham gostado de mais essa coluna e não esqueçam de dar suas sugestões e de comentar, pois assim sempre iremos melhor para atender os nossos leitores.



Por,
Richard Douglas
Físico e Colaborador do Blog
E-mail:
richarddouglas001@gmail.com

3 comentários:

Daniella disse...

Parabéns, Richard! Além de interessantes, os seus posts são muito bem elaborados.

giovanni disse...

A AGUA E O MAIS INPORTANTE DA VIDA,SEM DUVIDA.GOSTARIA Q VISEM FOTOS NO MEU BLOG SOBRE POLUIÇAO DO RIO MAE LUZIA-ARARANGUA EM PLENO 2010.E SE POSIVEL DIVULGAR AS FOTOS EM COBRANÇA COM ORGAOS COPETENTES.MEU BLOG www.sona-pescaria.blogspot.com

David Pinto disse...

Gostei do post, no entanto, acho que pelo caminho que as coisas estão a tomar será preciso muito mais do que isso. Recentemente li no livro A História das Coisas de Annie Leonard que prevê-se que em 2025 3/4 da população viva em stresse hidrico, pelo que precisamos de toda a tecnologia verde para obter água potável. Porém, podemos começar a agir agora, apesar de já irmos atrasados, de modo a reduzir os gastos desse bem essencial que é a água.

Se estiver interessado, apesar de não ter muitos posts, ultimamente, comecei a postar algumas coisas relacionadas com ambiente, entre os quais um post sobre água...
http://imaginacaoaorubro.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...