terça-feira, 29 de setembro de 2009
Calendário com animais "celebridades" é lançado por empresa britânica
Por onde anda o passarinho Saíra?
A espécie foi descrita pela primeira vez no final do século 19, em Minas Gerais. De 1941 a 1998, não houve nenhum registro de sua ocorrência. Em 1998, a saíra-apunhalada foi redescoberta em um fragmento florestal capixaba. Uma curiosidade interessantes é que a imagem de algumas das espécies eram usados em capas de caixa de fósforos há muitos anos. Conheça alguma delas:
O SAÍ
Esse lindo pássaro, que possui uma tira preta nos olhos como o bem-te-vi, pode ser encontrado em quase todo o Brasil, sempre em pequenos grupos, geralmente de meia-dúzia. É mais encontrado no estado do Espírito Santo, onde é chamado de "tem-tem do Espírito Santo".
A SAÍRA-MILITAR
De rara beleza, a saíra-militar pode ser definida como uma autêntica aquarela, tamanha a quantidade de cores que ostenta. Pássaro de médio porte, com cerca de 14,5 cm. (imagem ao lado)
A SAÍRA-SAPUCAIA
Também chamada de saíra-guaçu, saíra-açu ou viúva, apreciam muito as frutas das várias espécies do gênero Sparagus. Quando se vê presa no alçapão, viúva, arranca suas próprias penas, em um surto de raiva.
O SANGUE DE BOI
Conhecido também como tiê-sangue, tiê-fogo e tapiranga, é notável pela beleza de sua plumagem e tem cerca de 19 cm de comprimento. Alimenta-se de frutas e insetos, causando prejuízo às fruteiras.
O PINTASSILGO
Conjugando beleza de plumagem e canto melodioso, o pintassilgo ocupa lugar de destaque entre os pássaros. O pintassilgo da Venezuela é um dos pássaros de gaiola mais conhecidos e desejados de todo o mundo.
O UIRAPURÚ
O Uirapurú recebeu este nome da tribo tupi, em cuja língua significa "pássaro pintado". O Uirapurú é um pássaro esteticamente bonito, graças a sua dádiva mais preciosa. Durando cerca de 13 minutos, é composto de uma série de frases curtas, variadas e rápidas, mais freqüente na época da reprodução. O Uirapurú é personagem de algumas lendas nortistas.
Entre outras aves já foram selo de marcas de caixas de fósforos. E estas que relatamos acima são apenas algumas da vasta lista de material que encontramos em pesquisas. Mas, como o nosso internauta, Ricardo Alves Chicuta (Criciúma/SC), diz que faz muitos anos que ele não encontra mais em nossa região o tal do Saíra resolvemos encontrar notícias sobre este passarinho que chamava atenção pelo seu tamanho e belas cores.
Se você quiser saber mais sobre algum animal, planta, ou outra curiosidade sobre o Meio Ambiente, mande seu pedido para nosso E-mail ondaverde2008@gmail.com ou então deixe um recado em nosso Twitter @Onda_Verde que iremos buscar o que você procura!
Sol e frio a partir desta terça-feira (29) no Sul de Santa Catarina
Fonte:
Site Engeplus (Nei Manique)
Possível tornado deixa Araranguá sob calamidade
Segundo o jornalista Sandro Ramos, assessor de comunicação da prefeitura, a Escola Maria Garcia Pessi, no bairro Cidade Alta, teve grande parte do seu patrimônio estrutural destruído. O ginásio de esporte perdeu o telhado e as paredes caíram sobre a garagem de uma casa vizinha. Grandes estragos também foram contabilizados na agência do Banco Sicob, no Centro das Fábricas, no Posto Coral e na concessionária Renault.
Fonte:
Site Engeplus (Nei Manique)
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Gatinho leva 13 tiros de chumbinho na cabeça, mas sobrevive!
O caso chocou os policiais, que o classificaram como um "terrível ato de crueldade", e moradores da região. "Os donos tiveram sorte que a memória dele não foi afetada e ele conseguiu voltar para casa", disse o sargento Craig Pearse. Presidente da sociedade protetora dos animais do estado de Victoria, Hugh Wirth pediu punição aos agressores de "Smokey", segundo reportagem do jornal "Herald Sun". "Provavelmente foram rapazes entre 18 e 20 anos que fizeram isso", disse Wirth, que ressaltou ainda a importância de os pais ensinarem os filhos sobre o respeito à vida. A polícia abriu uma investigação sobre o caso.
Fonte:
Portal G1
Brasil é recordista em consumo de carne de macaco. Absurdo!
O crescimento populacional, novas armas e equipamentos e a expansão da infra-estrutura para dentro da floresta aumentam a demanda por proteína e facilitam a captura de primatas. A carne é defumada e vendida em mercados locais, como o de Yurimaguas, no Peru (Foto: Helene Palomino).
O risco é maior porque, em algumas tribos indígenas, fêmeas são mortas em proporção até cinco vezes maior que machos. A carne delas, mais gordurosa, é considerada mais saborosa pelos índios. As populações de macacos são até 93% menores que o normal em regiões de caça intensa.
As ONGs sugeriram sugeriram que se encontrem fontes alternativas de proteína para as comunidades que se alimentam da carne dos primatas.As ONGs defenderam a criação de áreas de conservação para preservar o hábitat natural das espécies ameaçadas, e sugeriram a realização de iniciativas de educação ambiental e de incentivo ao ecoturismo.
Você que compra estes animais, para comer ou para tê-los como estimação, significa que é o mesmo que se compra-se uma pessoa ou escravizá-la. Os animais de espécie diferente das nossas, tem que ter o mesmo respeito que você deseja que outras da mesma espécie sua, a respeite. Agora se sabe quem faz tamanha crueldade, e não denuncia, é ainda pior que estas espécie chamada de humanas.
Fonte:
Site Animais em Extinção
Coluna no Jornal Agora de Içara fala sobre a Onda Verde no Twitter
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Cachorrinha leva três tiros em penitenciária de Santa Catarina
A cadelinha chamada Pituca (foto), que morava no local e era cuidada pelos funcionários do próprio presídio, foi encontrada ferida na manhã da segunda-feira com três tiros.Através de denúncias de próprios servidores do complexo prisional, foi apurado que dois agentes teriam efetuado cinco disparos em direção à cachorra. De acordo com a denúncia feita junto à Corregedoria, os suspeitos teriam atirado em Pituca durante um treinamento de tiro. Em seguida, ela foi abandonada ferida no pátio.
Pituca passou ontem por uma cirurgia e segue recebendo cuidados numa clínica veterinária da região metropolitana de Florianópolis. Os três projéteis atravessaram o corpo da cachorrinha que ainda não está totalmente livre do perigo: apesar de conseguir ficar em pé, ela ainda se recupera de uma infecção.
Fonte:
Site Sul Notícias (Portal Terra)
Domingo (27) será de chuva e frio no Sul de Santa Catarina
Fonte:
Site Engeplus (Nei Manique)
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Audiência em Braço do Norte discutirá instalação de Fosfateira em Anitápolis
Representantes da Fatma, Ministério Público, assim como prefeitos, vereadores e entidades de vários municípios também participarão do encontro nesta sexta-feira. “Não dá para ser simplesmente contra a atividade da IFC. As pessoas devem conhecer o projeto, os possíveis riscos. Criticar por criticar não é democrático”, enfatiza o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da assembleia legislativa, deputado Décio Góes (PT).
Cada equipe terá 30 minutos para defender os seus argumentos. Além disso, uma hora será dedicada para debates e manifestações populares. A audiência é promovida pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc e ocorre às 16h no salão da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, sito à Praça Padre Roher, 213, Centro – Braço do Norte/SC
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
11ª Mostra de Orquídeas e Plantas Medicinais e Exóticas na Unesc
Orquídeas vermelhas, brancas com pintinhas roxas, amarelo clarinho, cenoura e variados tons de rosa. As cores e o perfume das flores já tomam conta do Espaço Cultural da Unesc, no bloco da reitoria, no campus. É lá que o público pode visitar a 11ª Mostra de Orquídeas e Plantas Medicinais e Exóticas. A programação começou esta tarde, com a montagem da exposição, e vai até quinta-feira (24) no final da tarde. Promovida pelo Setor de Arte e Cultura da universidade, a Primavera e Paz pode ser visitada pela comunidade das 9 às 22h.
Orquídeas e Plantas
A AORMI (Associação de Orquidófilos da Região Mineira) e o Orquidário MS, de Araranguá, são os responsáveis pela exposição e comercialização das orquídeas. O Horto Florestal da universidade está presente distribuindo gratuitamente mudas de plantas nativas e frutíferas, como araçá, gabiroba, ingá feijão, jabuticabas e ipês roxo e amarelo. Também estão sendo disponibilizadas mudas de 30 plantas medicinais, como alecrim, anador, babosa, boldo, canelinha, erva cidreira e melissa, entre outras.
Carvão
Durante a 11ª Mostra, os visitantes também terão oportunidade de conhecer um pouco do trabalho do artista plástico Valmor Cândido. Ex-motorista de caminhão de mina de carvão, ele aproveitou seu conhecimento na área para produzir, em maquete, toda a estrutura econômica da atividade. Estão à disposição do público, para visitação, miniaturas de lavador de carvão, embocação de mina, caixa de embarque do produto, a primeira estação ferroviária de Criciúma e vagonetas, que transportam o mineral.
sábado, 19 de setembro de 2009
Blog Onda Verde agora também está no Twitter
Coluna no Jornal Agora de Içara fala de plágio
Unesc recebe a Primavera com mostra de orquídeas
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Aumentam as áreas de risco em Criciúma
O número das áreas de risco em Criciúma vem aumentando nos últimos anos devido às variações climática. Áreas que antes mesmo com chuvas intensas não apresentavam riscos hoje sofrem com inundações. Essa informações são do geógrafo Eduardo Preis do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat) da Unesc. Eduardo é quem está coordenando as audiências públicas com a comunidade sobre o Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR).Outro problema apresentado pelos moradores nas audiências é das áreas de mineração do carvão com boca de mina. As chuvas em excesso podem fazer com que o teto da mina caia ou arrombar a boca da mina. “A comunidade demonstra que tem necessidade de se informar sobre essas mudanças, nos pedem mapas, debatem os problemas, querem soluções e cuidar do seu bairro”, diz Preis.
Fonte:
Jornal Diário de Criciúma
Artigo: Plágio é CRIME!
Caros amigos, como tudo o que faz sucesso e ganha respeito dos amigos que sempre acessam nosso blog que fala sobre as notícias do Meio Ambiente da região Sul de Santa Catarina, Brasil e Mundo, gera "vontades" de olhos famintos para terem seu lugar ao sol. Lamentável que lhes falte criatividade para fazer algo diferente do que estamos realizando desde agosto de 2008, com muito esforço e colaboração de todos que nos rementem informações, que deixam comentários, que são nossos verdadeiros parceiros.
Informamos que o Blog Onda Verde foi plagiado. E isso é crime! Pois até o nome foi copiado e a forma de conduzir as noticías também. Não vamos dar o link do blog que nos plagiou, mas quem quiser saber qual foi, podem nos remeter E-mails que vamos lhes encaminhar com prazer o dito link. Pois é claro! Se postarmos o link do plagiador aqui ele ganhará ainda mais IBOPE, mas acima colocarmos o print do site que tenta fazer o que estamos há mais de um ano com muito esforço fazendo!
Por,
Maíra Rabassa
Jornalista Diplomada
SC 1886
Evento em Anitápolis irá discutir condição do ar na região do Vale dos Pinheiros
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Chuvas e tornados deixam Santa Catarina em estado de alerta
As quatro pessoas que morreram tiveram as casas totalmente destruídas e foram arremessadas pela força do vento a quilômetros de distância. O coordenador da Defesa Civil de Santa Catarina, major Márcio Luiz Alves, reforçou hoje que os temporais na Região Sul do país devem continuar até a próxima semana e alertou para possíveis desabamentos causados pelo acúmulo de água.
Até o momento, 16 municípios catarinenses decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Até o início da tarde, técnicos da Defesa Civil contabilizavam pelo menos 48 municípios com danos provocados pelos fortes ventos que atingiram a região.
Fonte:
Rádio Criciúma
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Previsão do tempo para o feriadão da Independência
Os técnicos da Epagri/Ciram explicam que depois da chuva, com ventos fortes desta quinta-feira (03) sexta-feira já poderá ter uma melhora, mas o sol ainda não deve voltar a brilhar e as temperaturas caem sensivelmente, com o calor retornando apenas para o final de semana, quem sabe somente domingo.
Piava Sul promove sexta oficina de capacitação
Membros dos comitês gestores das bacias hidrográficas dos rios Araranguá e Urussanga participaram esta semana, na sede da Associação Unesc, no campus da Universidade, da sexta oficina de capacitação do projeto Piava Sul. O evento será desenvolvido das 8 às 16h30, tendo como temática central “Avaliação institucional”. Coordenado pelo curso de Geografia da Unesc, por meio da professora Rose Maria Adami, o Piava Sul é extensão do projeto Piava, promovido pelo Comitê Gestor da Bacia do Rio Itajaí. Seu objetivo é capacitar os comitês gestores das bacias hidrográficas da região para o monitoramento e a proposição de políticas públicas à gestão dos recursos hídricos.
Casal constroi casas verdes de baixo custo nos EUA
Iniciativas verdes não são apenas para ganhar um selo de eficiência ou cortar custos mensais. Prova disso é o casal norte-americano Dan Phillips e Marsha Phillips, que constroi casas utilizando materiais de construção reaproveitados.As residências são destinadas a pessoas de baixa renda, segundo o site Ecofriend. Até agora, 14 famílias já foram presenteadas pelo projeto. Para a construção das casas, são utilizados tijolos com algum tipo de defeito, lajotas, madeira, cacos de telhas, e até DVDs velhos e rolhas de vinhos.As “sucatas” doadas ao casal vêm de empresas, lojas e da própria comunidade. Regularmente, as obras passam por vistoria de engenheiros e eletricistas, para verificar se estão nos padrões de segurança exigidos.
Fonte:
Site Olhar Digital Uol