quinta-feira, 5 de março de 2009

Deu a louca no clima!

Os cientistas não se preocupam apenas com o que acontecerá com o planeta por causa do aquecimento global. Qual nome dar para esse fenômeno também ocupa boa parte do debate. E com um motivo justificável: o poder do nome pode ajudar a população a entender a profundidade das mudanças que estão por vir e, com sorte, desencadear reações por parte dos governos. Qual você escolhe?

** Aquecimento global – é o mais popular. Uma tradução literal do que está acontecendo: o planeta está ficando mais quente. Porém, tem algumas limitações. Não permite entrever todas as consequências desse aquecimento, como aumento do nível mar, diminuição das terras agriculturáveis e a destruição causada pelo aumento da frequência de eventos extremos, como furacões e secas. E desavisados de países que sofrem com temperaturas negativas podem achar uma boa ideia essa história de a Terra ficar uns graus mais quente.
** Mudanças climáticas – é considerado o termo mais neutro porque não dá nenhuma dimensão do que está acontecendo (o planeta está ficando mais quente ou mais frio?). Algumas pessoas tendem a pensar que mudanças são naturais e que, portanto, elas não estariam sendo causadas pela ação humana. Por esses motivos, o termo seria usado por políticos conservadores.
** Mudanças globais – um termo tão abstrato que é preciso de imaginação para pensar sobre a que área se refere: política, meio ambiente?
** Caos climático – transmite bem a ideia de que as mudanças em curso causadas pela ação humana estão alterando a natureza de um modo tão profundo que é difícil prever o que acontecerá.
** Rompimento climático – daria a noção de uma alteração radical do clima, o que faltaria ao termo mudanças climáticas, que traria implícita a ideia de um processo gradual e benigno.
** Catástrofe climática – mais direto impossível. Na medida para disseminar o terror por aí.
** Crise climática – termo que incita urgência. Mas traz a noção de que é algo passageiro.
** Climaticídio – a aglutinação das palavras clima e homicídio deixa claro quem é o culpado pelo assassinato do clima: os seres humanos.


Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...