quarta-feira, 28 de abril de 2010
Animais: Feira de filhotes no Criciúma Shopping
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Animais: Três cachorrinhos precisam de um novo lar
Três filhotes de cão vira-latas estão para doação. A psicóloga Rita Guimarães, de Criciúma, achou a ninhada com seis filhotes abandonados a própria sorte na beira de uma estrada. Três já foram encaminhados para a feita da SOS Vira-Latas para serem doados, porém, ainda restam mais três cachorrinhos que precisam de um lar. São duas fêmeas e um machinho. Segundo a veterinária que atendeu a ninhada os animais têm aproximadamente 45 dias. Todos já foram vacinados e desverminados. Quem tiver interesse em dar um lar para um destes bichinhos podem entrar em contato no telefone (48) 3462
Notícia: Ex-ministra do Meio Ambiente vem a Criciúma
A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a Presidência da República, Marina da Silva, virá ao Estado de Santa Catarina nos dias 07, 08 e 09 de Maio, iniciando por Criciúma onde fará uma palestra no período da manhã do dia 08, no auditório da UNESC, aberto ao público em geral. Após o debate na UNESC, a Senadora participará de um almoço na Comunidade Rural de Santa Cruz, em Içara, como forma de manifestar apoio à resistência da justa causa dos agricultores que tentam preservar suas terras e seus recursos hídricos da ameaça da mineração do carvão mineral. Na ocasião entregaremos um documento a Senadora Marina contestando a instalação da USITESC, em Treviso, já que a FATMA emitiu a LAI na contramão da história, quando o mundo inteiro está abandonando a queima de combustíveis fósseis em função do aquecimento global que tantas tragédias climáticas tem provocado, principalmente aqui na região.
OBS. Esclareço que não sou filiado a nenhum partido político, exercerei a minha cidadania política votando nos candidatos que mais acredito na capacidade de promover transformação e mudanças na área socioambiental. Simpatizo com candidaturas que comprovadamente tenham preocupação com o socioambientalismo tanto do PV, quanto do PP, PT, PCB e PSTU.
Por,
Tadeu Santos
Ambientalista e Colaborador do Blog
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Política: Assessoria da Prefeitura de Içara manda nota sobre assunto dos Escoteiros
Nota da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Içara
As definições quanto às necessidades elencadas por Rabassa pautaram outras reuniões sendo a última ocorrida ontem (22) quando foi determinado que as solicitações serão atendidas pelo Poder Publico através de convênio que será, de acordo com a secretária de Administração, Micelia Luiz, encaminhado ao Legislativo na próxima semana.
O convênio inclui, entre outros itens, a viabilização de recursos para aquisição de barracas e materias de trabalho e apoio ao evento que será realizado no mês de maio em comemoração ao Dia Internacional dos Escoteiros.
“Logo não entendemos a veiculação de texto, com data de hoje (23) no site Içara News/Colunistas (Onda Verde) no qual constam inverdades sobre as definições tratadas
Esta é reprodução da citação do prefeito Gentil da Luz de material encaminhado pela assessoria de Imprensa /PMI no dia 22 de março - “Quando recebi a notícia de que as atividades estão suspensas prontamente marquei esta reunião, pois acredito que a entidade deve estar sempre fortalecida, afinal os prefeitos passam, mas as entidades permanecem. O grupo é muito importante para cidade, assim como na formação e educação das nossas crianças e adolescentes. É um projeto de cidadania que terá sempre o apoio da Administração Municipal e vamos juntos solucionar estes problemas para que em menos de seis meses voltem às atividades de cara nova e ainda mais forte”, salientou Gentil.
Assessoria de Imprensa PMI (Alexandra Cavaler)
Nota do Blog: Informamos aos nossos blogueiros e leitores que a matéria fora veiculada no dia 22 de abril de 2009, ao contrário da nota remetida pela Assessoria de Imprensa da Administração Municipal de Içara. Lamentamos a maneira que fomos abordados pela equipe de Comunicação, que EXIGIU que a matéria fosse retirada do ar, cometendo um erro gravíssimo de censura a imprensa. Ato que já acabou depois das Diretas Já, em 1985, com a queda da Ditadura Militar Brasileira. Nós, jornalistas temos a obrigação de esclarecermos a sociedade sobre assuntos que não chegam a todos, e nós, comunicadores temos o privilégio de estarmos lado a lado da informação. Diante disso, é nosso DEVER não nos curvarmos diante a pressões políticas, eleitoreiras, ou de qualquer tipo de opressão realizada por instituição, pessoa ou órgão. A imprensa é o caminho da busca pela verdade e sempre estaremos atentos as promessas realizadas por políticos. Assim, se não forem cumpridas, teremos o prazer de alertar a população dos fatos. Sou jornalista, e não desisto nunca!
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Política: Que feio! Prefeito de Içara MENTE para Escoteiros
Parceria
Após uma apresentação do prefeito sobre os projetos que estão sendo encaminhados e já em execução pela Administração Municipal, ficou praticamente acertada uma parceria com o Grupo para efetiva participação nos referidos projetos, desde que dentro das atribuições e viabilidade para os escoteiros. A chefia do grupo escoteiro entregou a Gentil um documento apresentando a entidade, descrevendo as necessidades e demonstrando os projetos do grupo que já estão em andamento, em especial o Projeto Quati, que visa o plantio de árvores frutíferas nativas por toda região.
Meio Ambiente
Na opinião do prefeito o horto tem que ser mais forte, mais direcionado para a cidade. Dentro disso o Gentil apontou que os escoteiros podem exercer uma função muito importante nesta área. Deixaria o horto à disposição do Grupo de Escoteiros e levará para as escolas municipais a Onda Verde (parceria com a Secretaria de Educação) e assim difundir aos pais sobre a importância de colocar seus filhos no Escotismo, assim como, no que se refere à Educação Ambiental.
Centro de Zoonoses
Projeto “Meu cão” – Centro de Zoonoses. Gentil destacou que “o problema hoje está muito grave em Içara” quanto à questão dos animais de rua. “Ainda não temos o modelo fechado. Estamos num primeiro momento em uma discussão com a cidade, e como as comunidades podem se envolver”. Ele revela que a criação do projeto será uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Agricultura e de Assistência Social. E algumas ações que podem fazer parte do projeto estão: Cadastros dos cães – Secretaria da Agricultura, na Vigilância comunitária; Possibilidade de Castração. Na frente do projeto ficará o bioquímico e pós-graduado em Meio Ambiente, Fabrício Possamai.
Por,
Maíra Rabassa
Jornalista SC 1886
Editora do Blog
sábado, 3 de abril de 2010
Ciência: Conselho vai fiscalizar laboratórios que usam cobaias animais
Mais de um ano após a aprovação da Lei Arouca, que trata do uso de cobaias em pesquisas e no ensino, entrou em funcionamento no País o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). Como o próprio nome diz, um dos principais objetivos do órgão, vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, é aumentar o controle da utilização de cobaias e garantir o cumprimento das normas para o uso ético de animais.
A indicação dos 28 integrantes do colegiado, entre titulares e suplentes, foi feita em dezembro. Há representantes de ministérios, da Academia Brasileira de Ciências, da Federação Brasileira de Indústria Farmacêutica e de sociedades protetoras dos animais, entre outros. No fim de fevereiro, o pesquisador da Fiocruz Renato Cordeiro foi nomeado coordenador do conselho.
Hoje não há no Brasil informações sobre o número de cobaias criadas e utilizadas em laboratórios e em aulas em universidades. Essa é uma das questões que o Concea terá de responder. O próximo passo será o cadastramento no Concea das instituições que usam ou criam cobaias - as mais utilizadas no País são ratos e camundongos, diz Cordeiro. A partir do registro será mais fácil mapear a situação da experimentação animal no País.
Para se credenciar no Concea, as instituições precisam ter comitês de ética - muitas delas já possuem. Os comitês têm a responsabilidade de aprovar os estudos que necessitam de animais. Uma das metas do conselho é que as agências de financiamento só liberem auxílios para pesquisas cujos projetos tenham sido autorizados previamente por esse tipo de comitê.