terça-feira, 10 de novembro de 2009

Leitores tiram dúvida com nosso físico sobre "Física e Natureza"

Os leitores do Blog Onda Verde remeteram algumas perguntas para o nosso colunista, Richard Douglas, da "Física e Natureza", sobre o último post referente a Diferença entre Raios, Trovões e Relâmpago. Abaixo as respostas para os nossos blogueiros. Se você tiver alguma dúvida, nos remeta um E-mail (ondaverde2008@gmail.com) que vamos buscar as informações que você precisa:


Tenho uma dúvida: o crescimento das metrópoles tem influenciado de alguma forma a ocorrência de raios em ambientes urbanos? E se o pulso magnético do que o raio provoca, pode influenciar nas ondas de rádio? E como aconteceria essa influência, se houver e claro!
(Daniel, cometário post)

Richard: A resposta da 1º pergunta do Daniel é “sim”, infelizmente com o aumento das metrópoles a incidência de raios tem aumentado, por vários fatores. O principal é que como as grandes Metrópoles possuem grandes e altos prédios e nesses prédios possuem vários para raios, por isso que hoje os grandes prédios são obrigado s usarem para raios. Por que em uma tempestade de raios, esses prédios que serão atingidos, o raios querem percorrer menos espaço até o chão, então vamos dizer que para o raio atingir o chão é mais fácil ele atingir um prédio de 30 andares (± 90 metros) do que o próprio chão ou uma árvore no chão. Outro fator só que não menos importante é a poluição, isso mesmo existe um estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que a incidência de raios em São Paulo aumentou cerca de 60% nos últimos 50 anos, então quanto maior a cidade maior a poluição que ela causa, assim ela irá sofrer com mais incidência de raios. A resposta da segunda pergunta também é “sim” os raios podem interferir nas ondas de rádio, vai depender da freqüência da onda, se for a mesma da onda de radio, vai interferir sim. As ondas eletromagnéticas são umas combinações de um campo elétrico e de um campo magnético que se propagam simultaneamente através do espaço transportando energia. Por isso se exige que os equipamentos de telecomunicações sejam isolados, principalmente as estações de rádio-base.

A propósito, é verdade o que dizem que estamos protegidos dentro do carro, devido aos pneus de borracha???
(Cris, cometário no post)

Richard: Sim Cris o carro protege a pessoa que se encontra em seu interior de um raio, por causa de seus pneus que são de borracha, esse acontecimento se chama “Gaiola de Faraday” Faraday comprovou que as cargas elétricas se concentram no exterior do objeto e como você está dentro do carro, assim fica protegida dessa carga elétrica. Quem nunca parou no posto de gasolina e já viu um caminhão tanque parado abastecendo o posto com gasolina, uma curiosidade interessante é que nos estados que possuem um clima muito seco, apenas o simples deslocamento do carro em atrito com o ar, faz ele se carregar eletrostaticamente, assim quando você vai descer do carro, leva um leve choque. Uma das medidas de segurança do caminhão tanque é o seguinte, quando ele para em um posto de gasolina ele puxa um fio do caminhão e conecta-o no chão e espera alguns segundos, assim todas as cargas que estão no caminhão irão para o chão instantaneamente, formado um “fio terra”, outro exemplo e quando se está viajando pelas estradas e passa um caminhão pelo seu carro e atrás dele tem várias correntes empenduradas encostando-se ao chão, tudo isso para descarregar essa eletricidade. Tem certa diferença em se receber um raio atmosférico no carro e um fio elétrico cair em cima de seu carro, digamos que você bateu o carro em um posto e um fio de alta tensão caiu em cima do carro, aquela eletricidade não irá se dissipar, pois ela está sendo alimentada por cabos de energia, então se isso acontecer fique dentro do carro e espere ajuda de pessoas especializadas, como bombeiros e serviço de resgates especializados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...