quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Lista de animais ameaçados de extinção em SP é atualizada após 10 anos

O governo de São Paulo atualizou a lista dos animais ameaçados de extinção no estado. Apresentada nesta quinta-feira (2), a relação aponta desde espécies ameaçadas de extinção até espécies muito pouco pesquisadas.

São 436 espécies e subespécies – 17% do total de vertebrados conhecidos no estado. O mico-leão-preto é o símbolo da nova relação. A espécie, que só existe em São Paulo, quase desapareceu. Era classificado como “Criticamente Ameaçado” e, segundo os estudos, os esforços de conservação ajudaram que sua avaliação melhorasse e agora foi classificado como “Em Perigo”.

Outras espécies “famosas” que estão ameaçadas são a onça-pintada, o papagaio-de-cara-roxa e a tartaruga verde, também chamada de tartaruga marinha. Um livro com todas as informações sobre as espécies ameaçadas de São Paulo está sendo preparado e será publicado no início do ano que vem. Nesse livro será possível ver a distribuição de todas as espécies e como o desmatamento e a fragmentação foram os fatores que mais contribuíram para a ameaça de extinção das espécies.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...