sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Casas populares ecológicas

O Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (Norie) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolve um projeto de moradias ecológicas – as chamadas casas sustentáveis. O coordenador do projeto, engenheiro Miguel Aloysio Sattler explicou um pouco da história do projeto, iniciado com a Casa Alvorada. Sattler conta que o protótipo, localizado no campus da universidade, serve de modelo para a construção de habitações populares.

As moradias populares desenvolvidas sob os preceitos da casa sustentável são, de acordo com Sattler, maiores e mais confortáveis do que as habitações populares comuns. Ele conta que uma experiência efetiva com casas populares sustentáveis foi feita em Nova Hartz, no Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador do projeto, uma residência sustentável tem preocupação com a questão ambiental desde a aquisição dos materiais até a execução da obra. Além disso, a casa sustentável precisa aproveitar as características naturais do local onde é construída. Por isso, conforme Sattler, é mais fácil pensar uma construção sustentável antes de sua edificação do que tentar adaptar um prédio já existente.


Fonte: ClicRBS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...