quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Biólogo de Criciúma estuda sobre a vida do único mamífero fossorial de SC

Conhecido popularmente por tuco-tuco, a espécie Ctenomys minutus habita as regiões de dunas da planície costeiras do sudoeste dos estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O mestrando de biologia, Alexandre Miranda, de Criciúma, está realizando um estudo sobre estes animais e conta algumas curiosidades da alimentação e forma de viver dos mesmos. Conforme o que ficou observado o pequeno animal vive solitário, construindo túneis dos quais raramente saem, e alimentando-se basicamente de raízes e talos subterrâneos, ou de porções de vegetais vizinhas às aberturas das tocas, principalmente gramíneas.

O biólogo observou em sua pesquisa para sua monografia é que a “populações dessa espécie possuem uma impressionante variação cariotípica, apresentando 11 diferentes formas, essa variação cromossômica é importante para o processo de evolução dessa espécie, sendo considerado o principal fator associado com a especiação no gênero Ctenomys”.

Um dos fatores que Miranda apontou como sendo uma das problemáticas para o ecossistema dos tuco-tucos foi o crescimento da ocupação na zona costeira, no tamanho e no número das fazendas, estradas, balneários estão afetando adversamente o ambiente. “A distribuição desta espécie, que está sendo restringida por atividades agrícolas. O conhecimento da biologia populacional poderá ajudar compreender, resolver problemas, bem como ajudar na conservação para populações em risco”.

O que é Fossorial: animal que vive embaixo da terra. Em SC é apenas o tuco-tuco, já no Rio Grande do Sul são mais quatro (04) espécies da mesma família do tuco-tuco.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse saite é uma merda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...