Uma parceria entre a prefeitura de Maracajá e a Polícia Ambiental proporcionou o curso de Protetor Ambiental para 16 alunos selecionados da rede pública municipal e estadual. As aulas iniciarem em 20 de setembro e terminaram nesta quarta, 15, no Parque Ambiental.
Os estudantes, com idade entre 12 e 14 anos, estudaram sobre a preservação ambiental durante esses três meses. “Vou levar para vida todas as lições que aprendi no curso, como a de que precisamos preservar o meio ambiente para que as futuras gerações possam usufruir de um mundo melhor”, comenta a aluna Larissa Martins.
Para a seleção dos alunos 63 se inscreveram e por meio de uma prova de seleção aplicado pela Polícia Ambiental, cujo conteúdo foi baseado na temática ambiental, 20 foram classificados e participaram do curso todas as segundas e terças-feiras, na sede da Polícia Ambiental, porém, 16 se formaram.
Para o prefeito Wagner da Rosa, além de aprender as noções de ecologia e outros assuntos relacionados, o curso de Protetor Ambiental Mirim direciona a ser um cidadão exemplo para sociedade, tendo como alicerces a disciplina e o respeito. “Queremos agora que esses alunos sejam multiplicadores da preservação do meio ambiente e levem para os clubes de mães, terceira idade, o aprendizado que tiveram no curso”, lembra.
O soldado Alex Ramos coordenou as aulas, que debateram desde o Histórico da Polícia Militar e Ambiental, até a reciclagem, legislação ambiental e principalmente, a educação ambiental, além da realização de blitz ecológicas. “Os alunos também tiveram aulas práticas, como caminhadas ecológicas”, comenta.
O objetivo principal do projeto é transformar os alunos protetores ambientais em multiplicadores e defensores do meio ambiente. Após o período de capacitação, os alunos estarão aptos a desenvolver atividades educativas e práticas relacionadas com a preservação, feiras e blitz ambientais, além de campanhas educativas e palestras.