A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) comemora o ano de 2009. Muitos projetos, como a arborização da cidade, ecoponto, estação meteorológica automática, entre outros, foram desenvolvidos em seu primeiro ano de funcionamento. A Famcri foi instituída em setembro de 2008 tendo três pilares em seu trabalho: fiscalização, educação ambiental e licenciamento. Na fiscalização, a Fundação é reconhecida em todo o Estado como referência no quesito poluição sonora.
Ecoponto
Com o Ecoponto, os pneus inservíveis de pequenos geradores - como borracharias, oficinas, revendas, entre outros - estão recebendo destino correto, melhorando e diminuindo o impacto no meio ambiente de Criciúma. O depósito está situado na rua Miguel Napoli, no distrito do Rio Maina.
Programa de Arborização
A Famcri planta, a cada mês, cerca de mil árvores distribuídas pelas vias e logradouros públicos. O objetivo do programa é embelezar a cidade, além de melhorar o meio ambiente. As mudas são provenientes do horto municipal e de doações.
Estação Meteorológica
Em convênio com o ipat/ Unesc, Epagri/Ciram e a Fundação, a primeira estação meteorológica automática de Criciúma, foi instalada. Ela tem a capacidade de atualizar os dados climáticos medindo a precipitação da chuva, umidade do vento, radiação solar, entre outros. Quatro pluviômetros foram instalados em pontos estratégicos para que, se houver uma precipitação que possa causar enchente, um alerta seja emitido para a Fundação, Epagri, Unesc e Defesa Civil.
Projeto Nascentes
Mapear todas as nascentes existentes no município para que se tenha um relatório da situação de cada uma e se preserve ou se recupere, dependendo da situação, algumas delas, é o objetivo do projeto Nascentes. A Unesc está desenvolvendo o relatório que será entregue para a Famcri.
Um comentário:
Mas, não vão comentar o lixo empurrado para dentro do mato ou tampado com terra na Av. dos Polonenses? O plantio das mais de 1000 mudas de árvores em Criciúma, sendo que muitas delas em áreas com rejeito de carvão, em baias de estacionamento de ônibus, etc.; o aterro de rejeito de carvão em APP no novo distrito industrial do Laranjinha?????? Secretaria de Meio Ambiente???? Fala sério...
Postar um comentário