segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O perigo que a Torianita pode trazer para você?


Física na Natureza


A Torianita (imagem acima) é um minério radioativo que possui uma grande porcentagem de Urânio em seu composto químico. Material esse que o Brasil possui em abundância em uma das maiores jazidas do mundo e é vendido livremente pelas ruas do Amapá na região Oeste do Estado, dentro da Floresta Amazônica. A Torianita é altamente radioativa e que pode ser usada na fabricação de bombas atômicas. Pela lei, a Torianita e outros materiais radioativos só podem ser extraídos pelo Governo Federal, mas não é isso que acontece na região Oeste do Amapá.

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) não sabem dizer o quanto existe desse material no Brasil, só sabe dizer que possuímos uma das maiores quantidades desse material do mundo. No dia 04 de outubro, um dos maiores Jornais de Domingo, fez uma matéria sobre a Torianita, eles com uma câmera escondida fizeram o contato com uma das pessoas que vendem esse material pelas ruas do Amapá, onde essa pessoa diz que se o repórter o quisesse, poderia conseguir oito (08) toneladas do produto. Isso mesmo pessoal! Oito mil quilos desse material radioativo e que causa grandes danos à vida humana.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estima que em oito toneladas desse material podem ser extraídos 640 quilos de Urânio, que como já foi dito, podem ser usados na fabricação de bombas atômicas. Em cada quilo de Torianita, 73,7 % são de Tório e 7,9% é de Urânio puro, só que para você fazer essa divisão é necessário um alto custo, mas no final se torna muito barato, pois é uma forma de você conseguir Urânio de forma fácil e barata. O controle de Urânio no mundo é feito por organizações Mundiais. Esse mesmo Jornal que já foi mencionado nesta coluna, teve acesso a um inquérito aberto pela Policia Federal.

O que é preciso para fazer uma bomba atômica?

1) Você precisa de tecnologia avançada e uma grade quantidade de Urânio. Para se comprar Torianita no Amapá é simples. É somente saber a quantidade que se quer, ter dinheiro e os contatos certos. Que o material será levado por barcos até grandes distâncias da costa Brasileira e ninguém sabe ao certo aonde essa Torianita irá parar.

Para onde iria essa Torianita Brasileira?

1) Essa é uma das perguntas mais perigosas a serem respondidas, pois ao invés do Governo Federal estar preocupado com a Copa de 2014, que será aqui em Brasília (DF), deviam se preocupar com esse contrabando de material radioativo, material esse que pode parar por exemplos em Países do Oriente Médio.

Uma vez um físico famoso disse assim - “Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus”, (Albert Einstein). Na verdade ela sabia sim, pois ele suspeitava e temia que a 3º Guerra Mundial seria regada a Bombas Nucleares e a armas químicas. Às vezes a bomba que irão provocar essa guerra terá Urânio Brasileiro.

Então caros leitores, aqui foram apresentados um pouco sobre a Torianita, materiais que pode ser encontrado na natureza, então tomem cuidado com o que se acha na natureza, pois ela é bela, mas também pode prejudicial à saúde.


Por,
Richard Douglas
Físico e Colaborador do Blog

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!
assunto muito interessante e prático. Parabens!!!

Unknown disse...

Chega ser inecreditável a inficencia em fiscalizar nossas próprias riquezas.Todo mundo mete a mão do jeito q quer e qdo quer.
Richard,ótima matéria!!!!
Iris

Thais Olivieri disse...

A natureza é um mistério para todos nós e as crendices populares nos fazem acreditar em cada coisa! Nada melhor que um físico para esclarecer as dúvidas que cresceram conosco.

Obrigada Richard pelo auxílio a nós leigos, e parabéns por seus exelentes artigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...