segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dicas: Conheça os principais sintomas das doenças nos felinos


As doenças dos gatos são bem menos conhecidas que as de cachorro, mas não é por isso que são menos importantes. Quando o quadro de vacinação é respeitado, ele previne de doenças tais como:

Panleucopenia Felina
Extremamente contagiosa. Suas principais características são febre, perda de apetite, vômitos e diarréia. Os vírus são eliminados pelas fezes dos animais doentes e o contato se dá pelo contato direto do animal com fezes, gaiolas infectadas, roupas, animais doentes, etc. É mortal, principalmente em filhotes.

Rinotraqueíte Felina
É uma enfermidade respiratória altamente contagiosa. Caracteriza-se por espirros, perda de apetite, febre e inflamação nos olhos dos gatos. Com a evolução da doença, observam-se corrimentos oculares e nasais, evoluindo para a pneumonia.

Calicivirose Felina
É outra séria infecção respiratória dos gatos. Os sinais da infecção são febre, falta de apetite, e corrimento nasal, mas gatos infectados também podem apresentar úlceras na língua.

Clamidiose Felina
Também uma infecção respiratória, que afeta mais os olhos do animal, causando conjuntivite e rinite. Ela é uma zoonose e isso significa que humanos também podem se infectar com essa doença.

Raiva
Doença viral muito séria , que afeta animais de sangue quente, incluindo o homem. O animal ou pessoa que contrai a doença e chega a manifestar os sintomas invariavelmente morrem. O vírus ataca o sistema nervoso do animal, levando- o a alterações de comportamento como fúria, ou calma excessiva, olhos fixos e inexpressivos, salivação excessiva e aberrações do apetite, podendo também ocorrer paralisia. O principal transmissor da raiva no meio urbano é o cão, embora o gato também o faça. A transmissão do vírus se dá através de mordidas (saliva).

Todas essas doenças têm vacinas e elas são dadas anualmente em adultos.


Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...