sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Projeto de controle a escorpiões no Paraná ganha prêmio

Um programa de combate a escorpiões, realizado pela divisão de Zoonoses e Animais Peçonhentos da Secretaria de Saúde do Paraná, foi premiado durante a oitava edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, realizada na primeira semana de novembro, em Brasília.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias do Paraná, o projeto, que surgiu a partir de uma reclamação feita por um morador de Bandeirantes (PR), avalia a situação dos municípios afetados, identifica a distribuição espacial dos escorpiões e planeja ações de intervenção.

Até o momento, as cidades paranaenses de Bandeirantes, Barra do Jacaré (PR) e Jussara (PR) estão com o plano em prática. A idéia é que programa seja aplicado em todo o estado e, posteriormente, pelo país.

Em 2006, o Brasil registrou mais de 35 mil casos de acidente por animal peçonhento. No Paraná, mais de 500 notificações foram feitas em 2005. A agência afirma que o Ministério da Saúde pretende lançar, no próximo ano, um manual de Controle e Manejo de Escorpiões que se baseia na metodologia desenvolvida no Paraná.


Fonte: Site G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...