quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Epagri fecha apoio ao Projeto Quati de Içara

O Projeto Quati e a Epagri/Urussanga firmaram na última semana parceria de apoio técnico para o desenvolvimento do programa de recuperação de árvores frutíferas no município de Içara. A Estação de Urussanga vai produzir as mudas – ao todo cerca de seis mil – para serem plantadas em 600 hospedeiros do projeto.

Segundo o presidente do Grupo de Escoteiro de Içara, Jorge Sérgio Rabassa, os agrônomos e técnicos da Epagri irão, além de produzir estas mudas, também dar todo o suporte para o plantio e monitoramento do crescimento destas plantas. “Desta forma já podemos traçar quais as propriedades que servirão como hospedeiras destas mudas, que serão observadas durantes dois anos”, explica o presidente do Grupo.

Uma novidade é que estas milhares de futuras ávores, que serão distribuídas em 600 hospedeiros (sítios, fazendas, entre outros), contarão com o monitoramento via GPS. Desta forma, o cidadão poderá acompanhar de casa todo o desenvolvimento das mudas, assim como, os procedimentos que serão feitos durante os dois anos de projeto. Este material estará disponível em breve via internet pelo Portal Palavra de Escoteiro.

O Grupo Giassi também firmou apoio ao Projeto. Na última quarta-feira (22) a empresa doou para o grupo 500 mudas de árvores frutíferas para serem plantadas no decorrer do projeto. Há cerca de um mês, a rede de supermercados realizou uma promoção de frutíferas para estimular o plantio das mesmas, assim como, para comemorar a chegada da Primavera.


O Projeto -
O projeto Quati consiste em trazer de volta árvores frutíferas que não são mais encontradas na natureza na região. Serão plantadas cerca de seis mil mudas em todo o município, já a partir de outubro. Esse número, segundo o presidente do Grupo de Escoteiros, Jorge Rabassa, deve gerar pelo menos o dobro de árvores daqui a alguns anos, já que os pássaros se encarregam de espalhar novas sementes. "O projeto consiste também em criar um novo ecossistema de pássaros, e outros animais que irão se alimentar destas frutas", conta Rabassa. Com isso, o projeto Quati vai promover também a recuperação da cadeia biológica natural. A idéia é envolver, além dos escoteiros, alunos de escolas do município.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...