sábado, 24 de outubro de 2009

Saúde: Alérgicos e o drama da Primavera


Nem tudo é lindo em uma das estações mais fantásticas do ano: a Primavera. Ao menos para os alérgicos este é o período em que mais sofrem com as crises. Um dos motivos para aguçar ainda mais os sintomas, além do tempo que nesta época é bastante instável, é o ar repleto de pólen das flores. A enfermeira chefe, Fernanda Bovaroli Machado, do Posto de Saúde do Bairro Jardim Elizabete de Içara (SC), explica que muitos casos atendidos neste período são de pessoas que já são alérgicas, porém, acabam ficando mais frágeis por causa do clima diferenciado.

"Falta de ar, coceira, tosse seca, espirros, ardência nos olhos são alguns dos sintomas que encontramos nos atendimentos", explica a enfermeira. Fernanda conta que não existe uma idade onde a incidência dos casos são maiores, mas, as crianças são as que mais sofrem. "Com a falta de ar e a coceira na garganta elas acabam com problemas nas amígdalas e nos pulmões", ressalta a funcionária.

A enfermeira alerta aos pacientes que no caso dos sintomas persistirem que procurem um posto de saúde mais próximo para uma avaliação do clínico geral, que se for necessário o mesmo será encaminhado para um médico alergista, especialista no assunto. "Manter a casa sempre limpa e com ventilação, sem cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, lavar sempre as mãos, podem ajudar a prevenir as crises", finaliza.

Cuidados:
Com o início da polinização de diversas plantas na primavera, que continua até o verão, muitas pessoas sofrem de alergia ao pólen. Ser alérgico é uma característica do indivíduo, pois o sistema imunológico reage de forma exagerada diante da presença dessa substância.

1) Mantenha as janelas da casa e do carro fechadas.
2) Ligue o ar condicionado.
3) Evite sair cedo, porque entre 5h e 10h a polinização é maior.
4) Evite sair nos dias de muito vento.
5) Evite cortar a grama e mantenha-se afastada da mesma.
6) Não limpe pisos de áreas externas. Se tiver que fazer isso, coloque óculos e máscara de uso médico.
7) Não pendure lençóis, toalhas ou roupa ao ar livre, já que o pólen adere ao tecido.
8) Consulte um médico, porque existem tratamentos modernos com métodos de hiposensibilização, inalação de cortisona e antialérgicos de última geração.
9) Informe-se se na sua cidade existe um serviço que divulgue em jornais ou rádios dados sobre os níveis diários de polinização. Assim, você poderá programar o seu dia.


Sintomas para identificar a alergia:
- Congestão ou coceira nasal e ocular.
- Espirros.
- Aumento da secreção nasal.
- Alterações do sono e da voz.
- Irritabilidade.
- Redução da concentração.
- Redução do olfato e do paladar.



Fonte:
Site Bem Simples

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...