segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Projeto Quati vai plantar árvores frutíferas em Içara

Árvores frutíferas que um dia existiram em abundância em Içara, serão plantadas novamente no município. O plantio de espécies como goiabeira, ameixeira, árvores de araçá, amora, pitanga, entre outros integram o projeto Quati, desenvolvido pelo Grupo Escoteiro Djalma Marques Escaravaco. A iniciativa conta com o apoio da Epagri e a partir desta segunda-feira (22) conta com o patrocínio das Empresas Rio Deserto.

O projeto Quati consiste em trazer de volta árvores frutíferas que não são mais encontradas na natureza na região. Serão plantadas cerca de seis mil mudas em todo o município, já a partir de outubro. Esse número, segundo o presidente do Grupo de Escoteiros, Jorge Rabassa, deve gerar pelo menos o dobro de árvores daqui a alguns anos, já que os pássaros se encarregam de espalhar novas sementes. "O projeto consiste também em criar um novo ecossistema de pássaros, e outros animais que irão se alimentar destas frutas", conta Rabassa.

Com isso, o projeto Quati vai promover também a recuperação da cadeia biológica natural. A idéia é envolver, além dos escoteiros, alunos de escolas do município. "Faz parte da filosofia dos escoteiros a preservação do meio ambiente e percebemos a necessidade de se fazer algo e envolver as crianças para que elas tenham consciência ambiental", explica o presidente do Grupo.

A ação será feita em dois anos e terá o acompanhamento de biólogos e da Epagri. A Rio Deserto é a primeira empresa a firmar parceria com o Projeto Quati. A empresa já apóia também o projeto Içara Mais Doce, que promove a plantação de eucaliptos no município. "Tínhamos uma idéia de um projeto semelhante, mas não encontramos parceiros. Com o surgimento do projeto unimos os interesses", afirma o assessor de diretoria Frederico Zanette. Todas as etapas poderão ser acompanhadas pelo portal palavradeescoteiro.


Colabroação: Jornalista Kellen Rodrigues (Assessoria Rio Deserto)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...