segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Caqui: da Ásia para o Brasil

O caquizeiro (Diospyros kak L.F.), pertencente à família das Ebenáceas, é originário da Ásia, onde é cultivado há séculos, principalmente na China e no Japão. Atualmente, seu cultivo é realizado em quase todas as regiões de clima temperado e subtropical do mundo.

Época de Plantio: Caso se utiliza mudas de raiz nua, plantar de julho a agosto. No caso de mudas de torrão, deve ser realizado de outubro a dezembro, ou seja, na estação chuvosa.

Solo: Desenvolve-se bem nos mais variados tipos de solos, desde que sejam dotados de boa capacidade de retenção de umidade. As condições mais propícias, no entanto, são encontradas nos solos areno-argilosos, profundos, bem drenados e com alto teor de matéria orgânica. Evitar baixadas muito úmida e propícias a geadas, devendo-se instalar o pomar em locais que facilitem a mecanização das operações.

Clima: Trata-se de planta tipicamente subtropical, com ampla capacidade de adaptação às nossas condições ambientais. Embora seja uma espécie de folhas caducas, como são as fruteiras de clima temperado, sua área de cultivo costuma se estender pelas mesmas regiões de cultivo das plantas cítricas, exigindo precipitações anuais entre 1.000 e 1.500 mm. A temperatura média mais apropriada para a maioria das variedades fica em torno de 15 a 17ºC, apesar do cultivo também ser possível em regiões com temperaturas médias mais elevadas. Tolera baixas temperaturas sendo essas importantes para a quebra de dormência das gemas e para ocorrência de brotação e florescimento abundante e uniforme.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...