domingo, 25 de outubro de 2009

Blog vai contar coluna sobre Física para explicar os mistérios da Natureza


A partir desta semana vamos contar com um colaborador muito interessante. Tudo o que temos no mundo existem cálculos que explicam a sua existência. E é com a Física que poderemos entender algumas coisas que muitas vezes temos dúvidas se são verdadeiras ou não. O adacêmico e formando em Física, Richard Douglas (foto acima), da Universidade Católica de Brasília (DF), vai nos trazer toda a semana um tema interessante sobre este mundo que por muitos ainda é desconhecido.

Com uma linguagem de fácil compreensão, já que muitos sempre se complicam com a matéria na escola, o físico de 26 anos, conta que se identifica com a Física Nuclear e Robótica. "O que me encanta na Física é saber como as coisas funcionam e que vai além do que se pensa", explica Richard. Então, não percam no link "Física na Natureza" os artigos que irão levar a um mundo que nunca imaginou estar antes! E para começar esta semana o físico irá explicar o que é a tal "Torianita".

Saiba mais:

Física Nuclear: A parte da Física que estuda a parte de material radiotivo que tanto pode ser usado para fazer Ogivas Nucleares e aparelhos da medicina moderna.

Robótica: É a junção de várias áreas como Física, Eletrônica, Informática e Matemática na construção de robôs para diversas funções.



Contatos do colunista:
E-mail
richarddouglas001@gmail.com
Twitter: Andarilho_

2 comentários:

Léo disse...

Achei muito legal a iniciativa. Parabéns. Apenas duas observações:

1 - "Tudo o que temos no mundo existem cálculos que explicam a sua existência". Isto não é verdade.

2 - A definição para "Física Nuclear" não está correta. Está bem fora na verdade...

Abraços.

ONDA VERDE disse...

Boa tarde Leo! Obrigado por seu comentário, e o colunista apenas deu uma informação simples do que é Física Nuclear, para não se estender muito no assunto, porém, ele nos remeteu para o seu conhecimento e do público a definição completa. Segue abaixo:

Física Nuclear:
A Física nuclear estuda as propriedades e o comportamento dos núcleos atômicos e os mecanismos das reações nucleares.

Para extrair um elétron de um átomo, é necessário uma certa quantidade de energia. Da mesma forma, cada núcleo (próton ou nêutron) necessita também de grande quantidade de energia, que é da ordem de milhões de vezes. Por esse motivo, a física nuclear é denominada física de alta energia.

A física nuclear tem como objeto de estudo o núcleo atômico e suas propriedades. Os núcleos possuem propriedades que podem ser classificadas como estáticas (carga, tamanho, forma, massa, energia de ligação, spin, paridade, momentos eletromagnéticos, etc.) e dinâmicas ( radioatividade, estados excitados , reações nucleares,etc.) - Por, Richard Douglas, Físico "Física e Natureza".

Att,
Maíra Rabassa
Editora do Blog Onda Verde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...