quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

SC já tem 301 casos confirmados de leptospirose em cidades atingidas por enchentes

O número de pessoas contaminadas por leptospirose nos municípios atingidos pelas chuvas e enchentes subiu de 242 para 301, segundo dados divulgados nesta terça-feira (23) pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina . Até terça-feira (23), a Defesa Civil do Estado havia confirmado 133 mortes e 22 desaparecidos.

O Estado está em situação de emergência e ao menos 14 cidades decretaram situação de calamidade pública. Mais de 32 mil continuam fora de suas casas. De acordo com a Dive, as contaminações foram contabilizadas a partir do dia 22 de novembro. Já foram notificados 1.900 casos suspeitos, sendo que 870 estão em análise e 729 foram descartados.

Os 301 casos foram confirmados em moradores de Blumenau (88), Itajaí (64), Joinville (21), Gaspar (16), Camboriú (13), Balneário Camboriú (12), Florianópolis (11), Tijucas (11), Jaraguá do Sul (9), Ilhota (7), Itapema (7), São João Batista (6), Santo Amaro da Imperatriz (6), Timbó (4), Navegantes (4), Palhoça (3), Indaial (3), Luiz Alves (3), Itapoá (2), São Francisco do Sul (2), São José (2) e Brusque (2). Em Biguaçu, Canelinha, Rio dos Cedros, Guabiruba e Schroeder foi registrada uma contaminação em cada município.

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing (DEM), está entre as vítimas da doença no Estado. Ele contraiu leptospirose após o período de chuvas. A assessoria da prefeitura afirmou que o prefeito está bem e não precisou se afastar do cargo. No Espírito Santo, outro Estado muito afetado pelas chuvas, duas pessoas morreram em decorrência da doença. As mortes foram divulgadas na quinta-feira (18).

Prevenção - Os primeiros sintomas da doença são: febre alta, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e calafrios. Em alguns casos, vômitos e diarréia podem causar desidratação. Cerca de 10% dos pacientes também apresentam icterícia - olhos amarelados. A doença pode ficar incubada de dois a 30 dias antes de aparecerem os primeiros sintomas.O governo do Estado alerta que não existe vacina contra a leptospirose, e orienta para que a população evite contato direto com as águas de enchente ou com lama contaminada. Quando não foi possível evitar, deve-se usar calçados e luvas impermeáveis para reduzir o contato.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...