sábado, 13 de dezembro de 2008

Entidades lutam para salvar lagoa no sul de Santa Catarina

Entidades aguardam apoio das prefeituras para salvar Lagoa do Caverá. Enquanto os produtores já providenciaram as madeiras para o barramento do canal de saída da lagoa, em Balneário Gaivota, as prefeituras ainda não pavimentaram o acesso até o local. O agricultor e presidente da Associação Microbacias de Lagoa do Caverá, José Gonçalves Dias, procurou a reportagem do Jornal Sem Censura, nesta semana, para demonstrar sua preocupaçõ com a ação de barramento do canal de saída da Lagoa do Caverá.

Há dois meses, uma comissão formada pela SDR, Epagri, Samae, STR e os representantes das prefeituras de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio e Balneário Gaivota, conseguiram o apoio da promotoria do meio ambiente de Araranguá e da Fatma, para estancar parte do manancial de água que a cada dia esgota a Lagoa do Caverá, que cobre quatro municípios do Vale do Araranguá. A ação proposta por um geólogo do Estado e outros técnicos visa a colocação de barramento com postes de eucalipto no canal de saída da lagoa, até que o projeto para recuperação - encaminhado à Brasília- seja liberado.

Para realizar a obra foi acordado com os prefeitos e secretários que cada município entraria com máquinas ou caminhões, material para aterro e os produtores forneceriam as madeiras. "Parte do material já está na Fazenda Caverá, da Família Pilla, só precisamos que as máquinas e caminhões comecem o trabalho, antes que seja tarde demais", fala o presidente da Microbacias da Lagoa do Caverá. José Gonçalves Dias também teme que como alguns prefeitos estão em final de mandato, os serviços não sejam executados. "O tempo está colaborando e se a obra for executada logo poderemos evitar que a lagoa seque", conclui Dias.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...