quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Inverno termina com recordes de chuva no centro e sul do Brasil

O inverno é a estação mais seca do ano em boa parte do Brasil, no entanto, este ano foram registradas chuvas acima da média em boa parte do centro e sul do país. Segundo os meteorologistas da Somar, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná foram os recordistas, com 500mm a mais que o normal para época (foram 1500mm em três meses).

De uma forma geral, o acumulado ultrapassou entre 300mm e 400mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, o desvio, oscilou entre 200mm e 300mm, especialmente no leste do Estado. No Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, as frentes frias geraram volumes em torno dos 100mm acima do normal.

No Norte, os extremos foram registrados em áreas muito próximas. Enquanto houve excesso de chuvas no oeste do Amazonas, com volumes em torno dos 250mm acima da média; áreas do noroeste do Amazonas ficaram muito secas, com acumulados de até 400mm abaixo do normal. No Nordeste, áreas de instabilidade conhecidas como Ondas de Leste foram mais ativas que o normal, fazendo com que a estação terminasse com excesso de chuvas em boa parte do norte e oeste da Região.

Temperaturas
Com relação à mínima (registrada durante as madrugada), boa parte do Brasil teve um inverno menos frio que o normal. Apenas o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná receberam frio de forma mais frequente, fazendo com que a estação terminasse com valores próximos da média. Já com relação à temperatura máxima, o excesso de nuvens e chuva fez com que as tardes fossem mais frias que o normal, especialmente na Região Sul.


Fonte:
Site Tempo Agora - Uol

Um comentário:

Unknown disse...

Nem parece que moramos no Brasil.Esse frio não quer ir embora,estou louco pra ir a praia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...