segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1º Seminário do Projeto “Abrace seu Rio”

O Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e a Prefeitura Municipal de Criciúma promovem o 1º Seminário do Projeto “Abrace seu Rio”. O evento ocorrerá na próxima terça-feira, dia 02 de dezembro, a partir das 17 horas, no Salão Ouro Negro.

Na oportunidade, será apresentado o Plano de Ação para Recuperação Ambiental do Rio Criciúma, com todas as ações que já foram realizadas - como o levantamento das nascentes do rio e das fontes poluidoras - e as ações que estão sendo propostas para o próximo ano. Além disso, o Promotor Público do Meio Ambiente, Luciano Naschenweng fará um relato sobre o trabalho desenvolvido por ele, que percorreu toda a extensão do rio.

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma e a Satc são os responsáveis técnicos pelo “Abrace seu Rio”. Durante os últimos sete meses, os idealizadores do projeto realizaram um mapeamento das ações a serem desenvolvidas no próximo ano. “Elaboramos o Plano de Ação já com algumas indicações de custo, para que possamos buscar apoio e financiamento para o projeto”, explica o diretor de Meio Ambiente da Satc, biólogo Damião Guedes.

Os objetivos são realizar um diagnóstico da situação de conservação para subsidiar a gestão sustentável da bacia do rio Criciúma; sensibilizar a comunidade de entorno das nascentes e ao longo do rio; promover ações de recuperação e preservação de nascentes e mata ciliar, por meio de identificação, cadastro, monitoramento e recuperação da mata de proteção, privilegiando as espécies nativas e realizar um controle, fiscalização e monitoramento da degradação ambiental.

No Seminário desta terça-feira serão apresentados os mapas das nascentes do rio Criciúma e das fontes de poluição. De acordo com Guedes, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) elaborou um mapa com os principais pontos de alagamento de Criciúma. Segundo ele, a idéia é que esse projeto seja discutido nas escolas, residências e instituições durante todo o ano. “É importante divulgar as ações que serão feitas para que a sociedade esteja envolvida. Precisamos tratar da água nesse momento tão doloroso que passa o Estado de Santa Catarina”, afirma o diretor.

Um comentário:

Mirian Moreira Só de Oliveira disse...

Sou psicóloga ambiental, faço parte de um trabalho de educação ambiental do rio Belém, em Curitiba.
Parabêns à todos que estão participando deste projeto...bom seria se todos os rio do Brasil tivessem um plano de ação, mais uma vez parabêns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...