quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vazamento contaminou 17 km de rio em Tubarão

Pelo menos 17 quilômetros do Rio dos Correias, em Tubarão, no Sul do Estado, foram poluídos desde a noite de segunda-feira por 25 mil litros de combustíveis que vazaram após o capotamento de uma carreta-tanque na BR-101.

Por volta das 10h desta terça-feira, integrantes da Defesa Civil percorreram o rio em uma lancha para conhecer melhor os danos causados pelo acidente. De acordo com o gerente de preservação, major Emerson Neri, a equipe navegou 20 quilômetros, chegando ao Rio Congonhas, e constatou combustíveis em pelo menos 17 quilômetros.

A preocupação dos órgãos ambientais é de que o problema avance mais alguns quilômetros e chegue até a Lagoa do Camacho, no município vizinho de Jaguaruna, e coloque em risco a pesca que serve de sustento para mais de duas mil pessoas no Complexo Lagunar.

Multa
De acordo com Rudimar, a multa para a empresa responsável pela carga vai depender da extensão do dano ambiental e pode variar de R$ 500 a milhões de reais. O valor só deverá ser definido após a vistoria em toda a extensão da lagoa e do rio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...