sábado, 11 de outubro de 2008

Sapoti ótimo para virar xaropes e refrescos

Nome Científico: Manilkara zapota (Acbras zapota L.)
Família: Sapotaceae


Origem e dispersão: o sapotizeiro é originário do México e América Central, de onde se disseminou para os trópicos americanos, Ásia e África. No Brasil o sapotizeiro é encontrado principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Características: o sapotizeiro é uma árvores de tronco ramificado que alcança até 20 m de altura, o fruto é uma baga redonda ou ovóide, com dimensões entre 6 a 10 cm de comprimento e 3 a 6 cm de diâmetro com o peso variando entre 70 a 190 g.

Clima e Solo: o sapotizeiro é uma planta de clima tropical, desenvolve-se bem em local quente e úmido ou quente e seco, com temperaturas entre 14 e 34ºC, boa distribuição de chuvas e altitude até 1000 m.

Propagação: o sapotizeiro pode ser propagado por sementes ou vegetativamente.

Variedades: Na Flórida são citadas as variedades Prolific, Brow Sugar, Modello e Russel. Na Índia existem cerca de 20 variedades. No Brasil existem algumas seleções efetuadas pelo IPA.

Utilização: o fruto possui a polpa doce e saborosa sendo consumido ao natural, e também utilizado para a confecção de geléia, sorvete, refresco e xarope.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...