domingo, 6 de dezembro de 2009

Ciências Biológicas recebe doação de fósseis

O curso de Ciências Biológicas da Unesc acaba de receber doação de fósseis da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Os animais e os vegetais em forma de pedra farão parte de uma coleção referência, que no futuro oportunizará ao curso atuar na área de Paleontologia.

200 milhões de anos
Segundo o professor de Paleontologia e autor do projeto, Cláudio Ricken, os fósseis de peixes são de idades variadas, de 150 milhões de anos até 30 mil anos atrás. Também há vértebras, pélvis (cintura), costelas de répteis que viveram na região de Santa Maria/RS há milhões de anos. Troncos mineralizados, folhas, sementes e árvores fossilizadas são exemplares da flora glossopiteris do Morro Bainha, vestígios de uma floresta que existiu na região de Criciúma há cerca de 200 milhões de anos.

Acervo
Estudantes da sexta fase do curso começaram a higienizar os fósseis e catalogar cada peça que fará parte do acervo da coleção. Num primeiro momento, os fósseis serão disponibilizados para as aulas práticas. No futuro, a comunidade poderá visitar as réplicas, que serão colocadas em exposição.

2 comentários:

GIOVANNI disse...

TENHO UMA PEDRA EM FORMA DE UMA PICARETA,FEITA ACHO PELOS BUGRES,DA DE VER QUE FOI GASTA COM OUTRAS PEDRAS.ACHEI PERTO DA NASCENTE DO RIO MAE LUZIA EM TREVISO.UM LADO E IGUAL UMA MACHADINHA,NO MEIO TEM TIPO DE UM ENCACHE TALVES PARA AMARAR UM CABO E NO OUTRO LADO UMA PONTA MAIS FINA.PENSO EM DOAR PARA ALGUM MUSEU OU UM LUGAR QUE CUIDASE DELA. SE SUBER O QUE POSSO FAZER.AGRADEÇO

ONDA VERDE disse...

Oi Giovanni. Se tiver algum E-mail ou telefone de contato, poderemos lhe remeter como proceder neste caso. Mas aconselhamos que você entre em contato com o Setor de Arqueologia da Unesc (Criciúma-SC). Lá eles possuem profissionais qualificados nesta área e poderão dar o encaminhamento correto para estes fósseis que você encontrou na localidade de Treviso. Desde já, agradecemos a sua visita em nosso Blog. Volte Sempre! Por, Maíra Rabass, Editora do Blog Onda Verde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...