domingo, 6 de dezembro de 2009

Criciúma inaugura sua 1ª Estação Meteorológica e Hidrológica

A cidade de Criciúma ganha sua primeira estação meteorológica esta semana. Seus equipamentos medem temperatura do ar, precipitação, pressão atmosférica, velocidade e direção dos ventos, umidade relativa do ar, radiação solar e índice de radiação ultravioleta, entre outros. A estação é programada para enviar alertas a qualquer momento, em situação de risco de eventos extremos, como aconteceu semana passada (19). A obra é uma parceria entre a Unesc, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Criciúma (Condema) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri /Ciram).

Inundação
Foram instalados quatro pluviômetros nas nascentes do Rio Criciúma. Esses equipamentos atuam como leitores de precipitação e vazão de água. Eles são programados para emitir alertas, a qualquer momento, em situação de risco de inundação na cidade. Eles foram colocados no reservatório da Casan, no Morro do Céu; no antigo pátio de máquinas da prefeitura, às margens da avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara; na Vila Olímpica e ao lado do edifício Millenium, na subida para o hospital São José.

Obra
A obra da estação meteorológica foi construída numa área de 591 metros quadrados, em forma octogonal. É composta por uma cinta de blocos de concreto e, no entorno, um alambrado de 1,5 metros de altura. Dentro desta área, bem como no seu entorno, foi plantado grama. No centro da figura geométrica, foram instalados a torre e o pluviômetro da estação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...