terça-feira, 29 de setembro de 2009

Por onde anda o passarinho Saíra?


Existem várias espécies do pássaro Saíra. Em pesquisa descobrimos que biólogos do Espírito Santo descobriram que a Saíra Apunhalada ainda pode ser encontrada livre na natureza. Os pesquisadores conseguiram fazer imagens do pássaro que era considerado extinto há 50 anos. Considerada criticamente ameaçada, a Saíra Apunhalada é uma das aves mais raras do mundo e endêmica da região serrana do Espírito Santo.

A espécie foi descrita pela primeira vez no final do século 19, em Minas Gerais. De 1941 a 1998, não houve nenhum registro de sua ocorrência. Em 1998, a saíra-apunhalada foi redescoberta em um fragmento florestal capixaba. Uma curiosidade interessantes é que a imagem de algumas das espécies eram usados em capas de caixa de fósforos há muitos anos. Conheça alguma delas:

O SAÍ
Esse lindo pássaro, que possui uma tira preta nos olhos como o bem-te-vi, pode ser encontrado em quase todo o Brasil, sempre em pequenos grupos, geralmente de meia-dúzia. É mais encontrado no estado do Espírito Santo, onde é chamado de "tem-tem do Espírito Santo".

A SAÍRA-MILITAR
De rara beleza, a saíra-militar pode ser definida como uma autêntica aquarela, tamanha a quantidade de cores que ostenta. Pássaro de médio porte, com cerca de 14,5 cm. (imagem ao lado)

A SAÍRA-SAPUCAIA
Também chamada de saíra-guaçu, saíra-açu ou viúva, apreciam muito as frutas das várias espécies do gênero Sparagus. Quando se vê presa no alçapão, viúva, arranca suas próprias penas, em um surto de raiva.

O SANGUE DE BOI
Conhecido também como tiê-sangue, tiê-fogo e tapiranga, é notável pela beleza de sua plumagem e tem cerca de 19 cm de comprimento. Alimenta-se de frutas e insetos, causando prejuízo às fruteiras.

O PINTASSILGO
Conjugando beleza de plumagem e canto melodioso, o pintassilgo ocupa lugar de destaque entre os pássaros. O pintassilgo da Venezuela é um dos pássaros de gaiola mais conhecidos e desejados de todo o mundo.

O UIRAPURÚ
O Uirapurú recebeu este nome da tribo tupi, em cuja língua significa "pássaro pintado". O Uirapurú é um pássaro esteticamente bonito, graças a sua dádiva mais preciosa. Durando cerca de 13 minutos, é composto de uma série de frases curtas, variadas e rápidas, mais freqüente na época da reprodução. O Uirapurú é personagem de algumas lendas nortistas.

Entre outras aves já foram selo de marcas de caixas de fósforos. E estas que relatamos acima são apenas algumas da vasta lista de material que encontramos em pesquisas. Mas, como o nosso internauta, Ricardo Alves Chicuta (Criciúma/SC), diz que faz muitos anos que ele não encontra mais em nossa região o tal do Saíra resolvemos encontrar notícias sobre este passarinho que chamava atenção pelo seu tamanho e belas cores.


Se você quiser saber mais sobre algum animal, planta, ou outra curiosidade sobre o Meio Ambiente, mande seu pedido para nosso E-mail
ondaverde2008@gmail.com ou então deixe um recado em nosso Twitter @Onda_Verde que iremos buscar o que você procura!

5 comentários:

Unknown disse...

Que legal.Acho que esse é o pássaro brasileiro mais bonito.Quando era pequeno tinha muitos aqui em Criciúma.Inclusive eu tinha um chamado saíra bico fino,que é um pouco maior que um beija flor.Mas eu soltei porque fiquei com pena do bichinho preso.Foi a primeira e única vez que tive um pássaro engaiolado.

ONDA VERDE disse...

Que bom que gostou do material Ricardo. Divulgue o blog para seus amigos. E sempre que tiver algum tema que gostaría de saber mais pode nos remeter que teremos o prazer de buscarmos os dados para você. Realmente, muitos animais que vimos quando éramos criança estão se perdendo. Lembro do "Bem-te-vi". Cantava todo dia pela manhã. Hoje onde está? Só na colônia que ainda conseguimos ver alguns. Mas, isso é resultado do crescimento das cidades, da poluição e da falta de árvores e alimento para estes bichinhos que estão definhando com o desenvolvimento desenfreado das metrópolis! Viva a Onda Verde, Maíra Rabassa, jornalista SC 1886.

Unknown disse...

Apareceu alguns "Saira Araponga" ou "Sai Andorinha" Azul com a barriga Branca, e a mascara preta. Consegui fotografar, o mesmo fica em frente ao espelho no banheiro, namorando sua propria imagem.
Estou em Apucarana - PR

ONDA VERDE disse...

Oi Ray. Se tiver a foto, peço a gentileza de nos remeter que teremos a satisfação de publicá-la! Puxa vida!!! Que legal que conseguiu achar um destes bichinhos perdidos!!!! Parabéns!! Mande para o nosso E-mail do Blog!!!!

calopsita criciuma# disse...

adoro passaros,deus caprichou dando tantas cores,tamanhos e cantos.tenho alguns em minha casa,1 mandarim,2 calafate,9 calopsitas,14 agapornis e 23 periquitos,todos permitida a cria por ser importados,super bem criados com muito carinho.os passaros silvestre vejo muitos principalmente no costao de treviso no sitio de minha familia.cento embaixo das arvores so para ficar observando.valeuuuu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...