quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Trabalhos de conclusão do curso de Engenharia Ambiental da Unesc apontam caminhos para problemas socioambientais

Proposições para os vários problemas ambientais inerentes à atividade humana – industrial e social, são a tônica dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), que estão sendo defendidos esta semana junto ao curso de Engenharia Ambiental. As pesquisas abordam temas como gerenciamento de resíduos sólidos nas empresas e domésticos, redução de água em processo industrial, tratamento de efluentes, dentre outros, no âmbito da gestão ambiental. O cronograma de defesas se encerra na próxima segunda-feira (24/11), com a realização das últimas bancas, de um total de 19.

Alguns temas:

“Análise de instrumentos de gestão ambiental aplicados na indústria cerâmica estrutural: o ciclo de vida da argila utilizada na produção de telhas”.

“Redução do consumo de água no processo de abate de frangos da Agrovêneto S.A. - indústria de alimentos com aplicação de técnicas de produção mais limpa”.

“Caracterização dos resíduos de construção e demolição depositados em aterro industrial e estudo da viabilidade de implantação e operação de uma usina de beneficiamento”.

“Gerenciamento integrado de resíduos sólidos no município de Cocal do Sul: análise da viabilidade econômica da coleta seletiva com aplicação do software verdes”.

“Estudo da sedimentação nas bacias de rejeitos finos do beneficiamento de carvão”.

“Plano de emergência em uma empresa mineradora de carvão”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...