domingo, 14 de setembro de 2008

São Joaquim e suas paisagens invernais em um país tropical

O país tropical também guarda paisagens invernais. Na região mais fria do Brasil pode chegar a nevar e as geadas são comuns, criando um cenário mágico onde as manhãs nascem com uma densa neblina abraçando os poucos bosques de araucárias entre os que restam no país. A criação, em 1961, do Parque Nacional de São Joaquim está ligada à necessidade de proteção dos trechos restantes de bosques de araucárias, que se encontram dentro de seus 49.300 hectares.

Aspectos culturais e históricos: A exploração florestal contínua reduziu a pequenos fragmentos florestais a área do parque, restando a paisagem rara em beleza e que anualmente oferece um espetáculo ímpar no território nacional: a brancura de neve nos mais elevados píncaros da Serra do Mar.

Aspectos Naturais: O cenário da região difere bastante do retrato do país tropical. A Serra Geral, no Planalto das Araucárias, se parece mais com o inverno europeu. Há duas paisagens distintas: os campos-de-cima-da-serra, que são as terras mais frias do Brasil, onde a temperatura pode chegar a 13°C negativos e frequentemente pode gear, e a serra-abaixo. As regiões de maior altitude, os campos-de-cima, apresentam o capim-caninha e o pinheiro-do-paraná, principal componente das florestas de araucárias. Ao longo dos rios, as matas ciliares estão representadas pelo cambuí, guamirim e branquilho. As encostas da Serra Geral estão cobertas por floresta atlântica densa, onde ocorrem a canela-preta e o pau-óleo. A fauna apresenta alguns mamíferos como pacas, cachorros-do-mato, bugios e jaguatiricas. Entre as aves, encontram-se a gralha-azul, a curiaca, o caxinguelê e o surucuá-de-barriga-vermelha.

Clima: O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 14°C e 12°C. No inverno, a temperatura é bastante baixa e algumas vezes chega a nevar. Atrações: Apesar do Parque Nacional de São Joaquim não estar aberto à visitação, a região oferece uma paisagem magnífica.

Os cartões-postais são: a Pedra Furada e o Morro da Igreja, com 1.828m de altitude. É possível fazer caminhadas passando pelos bosques de araucárias, pelas nascentes e piscinas naturais do Rio Pelotas. Na região de Santa Bárbara, onde se localiza um cemitério centenário, vivem comunidades tradicionais.

Infra-estrutura: Para visitação é necessária autorização prévia do IBAMA em Santa Catarina.O parque possui apenas uma sede administrativa. A cidade de Urubici, a 24 km do parque, oferece hotéis, pousadas e restaurantes simples. São Joaquim, a 88 km, e Lajes, a 126 km, oferecem mais opções.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...