domingo, 14 de setembro de 2008

Heitor Valvassori fala sobre parcerias e propostas ambientais

O Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco de Içara abriu um espaço para que os candidatos à Prefeitura Municipal apresentassem propostas e parcerias para realizações de ações ambientais na cidade. Neste sábado, dia 13, foi à vez de o candidato Heitor Valvassori mostrar para os jovens, pais, ambientalistas e grupo de cheia o que poderá realizar na área de Meio Ambiente se acaso for eleito. “É uma forma de engajarmos o poder público com ações ambientais, não apenas como patrocinador, e sim como parceiro de idéias sustentáveis que surtirão efeitos num futuro breve”, completa o presidente do Grupo de Escoteiro, Jorge Félix Rabassa. O próximo encontro está marcado para o dia 27, no mesmo horário e local, só que desta vez com o candidato a prefeito Gentil da Luz, do PMDB. Foram feitas cinco (05) perguntas para o candidato, que serão repetidas para o outro entrevistado. Confira as respostas:


Perguntas:


1) De que forma o senhor, se eleito, irá apoiar concretamente o Grupo de Escoteiro de Djalma Marques Escaravaco?
R: Quero dizer que primeiro lugar que nós que temos a certeza de que todas as propostas feitas pelos escoteiros já é um passo muito grande para os jovens de nossa sociedade. Nós poderemos, dentro das possibilidades – jamais farei qualquer promessa que seja – de ajudar o grupo assim que formos procurados. Sabemos dos trabalhos de vocês, principalmente agora com os projetos ambientais. Se leito vou estar mais presente para o desenvolvimento e o crescimento deste grupo. É muito importante para nós pois é estes jovens convivem harmonicamente com a natureza e a sociedade.


2) Como o senhor vê a ação do Grupo Escoteiro na comunidade içarense?
R: Entre outras coisas vemos que o Grupo tem outros objetivos e metas, como a preservação do meio ambiente, e hoje o mundo passa por dificuldades, e precisa ser mudado.


3) Em sua opinião, o Escotismo e a Secretaria de Educação devem ser parceiros?
R: Devem, e como devem sim. Tem que estar próximo da Secretaria, para maio sintonia, não apenas ajudar nas questões financeiras, mas em outras situações como eventos, e ações para a educação do jovem.


4) Se eleito, quais as ações que o novo governo irá tomar em relação ao desenvolvimento sustentável do Meio Ambiente em Içara?
R: Deve estar em tempo de trabalharmos, de recuperarmos, nada esta ainda perdido. Temos a obrigação de despertar para isso. Hoje Içara temos a condição de criarmos parcerias para um projeto de reciclagem do lixo. Temos que implantar isso nas escolas para darmos uma nova visão nesta questão.


5) O Grupo Escoteiro em parceria com a iniciativa privada estará desenvolvendo três (03) grandes projetos ambientais nos próximos anos. O primeiro será o “Projeto Quati”, que visa à disseminação de árvores frutíferas nativas. Qual o tipo de apoio que o senhor, se eleito, dará para estas ações?

R: Com certeza nós vamos nos empenhar ao máximo nestas ações. O plantio das içarobas, além de outras plantas, para resgatarmos o nome da cidade. Plantar junto com os jovens, e vamos dar todo o apoio logístico. Nossos jovens estão damos o exemplo, e isso é muito importante. Na grande maioria das árvores que foram plantadas hoje, teve a nossa mão. Exemplo: Rua Cristo Rei, vandalismo, plantas quebradas, várias vezes quebraram as mudas das árvores. Fomos à escola e juntos com as crianças plantamos e eles fiscalizaram o crescimento das mesmas.


Na oportunidade o candidato fez o uso da palavra para mostrar algumas de suas propostas assim como três candidatos a vereador, escolhidos antecipadamente pela coligação, falaram sobre as suas ações para o Meio Ambiente, confira o que disseram:



Iara Amandio Martinez – “Sinto-me a vontade no Grupo, como ex-secretaria de Educação, foi onde tive oportunidade de ser parceira do Grupo quando solicitados. A cidade está crescendo, mas tem que crescer com educação e com qualidade. Não podemos dizer que o jovem é o futuro deste país se não darmos oportunidade.” Contou sobre sua preocupação ambiental, que já começa em casa, onde replantou várias plantas, e árvores importantes. “E isso nos fez pensarmos em termos um programa dentro da prefeitura para criarmos na agricultura o incentivo para a não utilização de agrotóxicos, que ajuda na contribuição para a não poluição. O mundo está pedindo ajuda. Vou continuar trabalhando para que Içara seja uma cidade de qualidade.”


Jair de Estefani – O que ouvi hoje aqui já me deixou satisfeito em saber que este grupo está preocupado com a questão do meio ambiente. Nós agricultores temos uma parcela de culpa por tudo o que está acontecendo com o meio ambiente. Mas, chega um momento que temos que acordar para as coisas. É possível melhorarmos o Meio Ambiente quando trabalhamos com as crianças. É através deles que poderemos mudar a questão ambiental. Daqui pra frente terão esta consciência e terão muito cuidado com o meio ambiente. Nós precisamos produzir alimentos, mas hoje na agricultura podemos agora produzir de forma sustentável, só mudar um pouco a prática. Temos que deixar a nossa Terra onde vivemos bem melhor para as nossas futuras gerações.


Quintino Pavei – Educação de qualidade que hoje está sendo desenvolvida na cidade. As novas indústrias para geração de emprego, serão mais de oito mil empregos para os próximos quatro anos. Hoje inverteu as pessoas não estão mais saindo daqui, e sim estão vindo para cá para trabalharem. Sou parceiro do Projeto Quati, temos que plantar muitas novas árvores em nossa cidade, precisamos reflorestar nossas praças com frutas para ajudar o nosso ecossistema. Vamos estimular as parcerias com a agricultura, educação e outras Secretarias. É muito importante esta ação que o Grupo faz para a cidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...