quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Inseticida biológico promete fim ao ataque de lagartas na agricultura

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou na terça-feira (23) o bioinseticida Ponto.Final., na abertura da VI Ciência para a Vida, exposição que mostra as tecnologias produzidas pelas unidades da empresa em todo o país. O produto chegará ao mercado com a promessa de combater a lagarta, um dos grandes predadores de várias culturas agrícolas brasileiras. Seu maior diferencial é não causar mal à saúde de qualquer outro ser vivo, como explicou a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat.“Esse produto foi desenvolvido a partir de uma bactéria que vem do solo do Brasil e que causa uma infecção nas lagartas. A grande vantagem dessa bactéria é que ela só é tóxica para as lagartas”, disse.

Outros inseticidas, além de causar danos à saúde humana, tanto dos agricultores que aplicam o produto na lavoura, quanto daqueles que consomem o alimento, também acabam eliminando os predadores naturais da lagarta. O Ponto.Final. preserva esses outros animais, aumentando a eficiência do combate.A previsão é que o produto comece a ser disponibilizado aos agricultores em um prazo de até 15 dias. Segundo Rose, a Embrapa já pôde comprovar o elevado grau de custo-benefício do bioinseticida desenvolvido em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, que só aguarda o selo de produto orgânico para comercializá-lo.

O presidente da Embrapa lembrou o caráter de prestação de contas que a exposição Ciência para a Vida tem, na medida em que mostra as tecnologias produzidas pela empresa. “Quem investe em ciência é o cidadão, é aquele que paga imposto. Portanto, é muito importante prestar contas à sociedade, mostrando o que a ciência tem produzido e quais as conseqüências para a saúde humana, na alimentação, no custo dos produtos, na melhoria da qualidade da vida e até do desenvolvimento do interior do Brasil, gerando emprego, renda, aumentando a inclusão social”.A exposição se realiza até o dia 28 na sede da Embrapa, em Brasília. O público pode visitar o espaço de segunda a quinta-feira, das 9h às 20h. De sexta à domingo, o mostra fica aberta das 10h às 22h. A entrada é gratuita.


Fonte: Danilo Macedo/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...