terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Defesa Civil divulga alerta de temporais em SC

O Departamento Estadual de Defesa Civil divulgou, na segunda-feira (08) à noite, novo alerta para a população do risco de novas ocorrências relacionadas com o mau tempo entre terça e quinta-feira desta semana. O deslocamento de uma frente fria pelo Sul do país deve provocar a formação de áreas de instabilidade e, com isso, há risco de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte — principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Também existe a possibilidade de temporal e queda de granizo. Na segunda-feira, foi registrada queda de granizo em Painel, na Serra. Cerca de 30 residências, além de lavouras, foram danificadas na área rural da cidade. Conforme a Central RBS de Meteorologia, a partir da tarde de hoje, a combinação entre a alta temperatura e a umidade elevada do ar provocará o aumento gradativo da nebulosidade — condição típica da estação.

O tempo deve ficar instável na quarta-feira, que terá chuva pelo Estado. O dia já começa com mais nuvens e rápidas aberturas de sol. O major Márcio Luiz Alves, diretor da Defesa Civil, ressalta que o alerta é uma medida preventiva com o objetivo de chamar a atenção das pessoas que vivem em locais de risco para a possibilidade de um desastre.
Recomendações

— No caso de alagamentos a Defesa Civil recomenda que a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas, causando doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados.
— Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos precisam ficar atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes. Qualquer orientação da Defesa Civil do município deve ser atendida.
— No caso de emergência a comunidade deve acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 199. O telefone para contato da Defesa Civil estadual é o (48) 3244-0600.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...