sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HRA apresenta bons resultados

A redução de 40% da quantidade de resíduos infectantes (como algodão, gaze, agulha) e a produção de 1.500 quilos de material reciclado por mês são os principais resultados do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Hospital Regional de Araranguá. O trabalho, intensificado em 2006, é desenvolvido em parceria com a Cooperar (Cooperativa de Trabalho e Produção dos Recicladores de Araranguá).

O material é levado para a cooperativa e o retorno financeiro é utilizado em educação ambiental e manutenção do projeto, com a aquisição de lixeiras. O setor que mais colabora ganha um prêmio de uso coletivo, como ventilador, telefone sem fio e cafeteira.“Primeiro procuramos atacar o que representa maior risco, os resíduos infectantes e químicos. Também fazemos tratamento do resíduo orgânico, com a compostagem e utilização na horta do hospital”, afirmou a coordenadora do projeto, Vera Lúcia Arruda.

Ela ressaltou que os objetivos do programa estão sendo cumpridos, com a “caracterização dos resíduos e o encaminhamento correto em relação ao descarte, visando à promoção da saúde e à proteção do meio ambiente, além de dar melhores condições de trabalho aos funcionários que atuam na área”.

Central de Resíduos

O HRA é o único hospital do sul do estado a contar com uma Central de Resíduos. No local é feito o armazenamento de vários tipos de resíduos (infectantes, químicos, perfurocortantes, orgânicos e recicláveis). Os materiais são colocados nos depósitos de acondicionamento até o momento do transporte e da coleta. Após passarem por uma inativação da carga bacteriana, através do processo de autoclavagem, são depositados em um aterro sanitário.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...