terça-feira, 14 de outubro de 2008

Brasil lançará livro vermelho da fauna ameaçada de extinção

O Ministério do Meio Ambiente lançará no dia 31 de outubro, em Brasília, o Livro Vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Uma publicação elaborada em parceria com a Fundação Biodiversitas que, pela primeira vez, traz a descrição completa das espécies presentes nas listas oficiais de 2003 e 2004.

São duas mil páginas, distribuídas em dois volumes, com detalhes sobre as espécies como locais onde ocorrem, biologia, porque estão ameaçadas. Segundo Lídio Coradin, do Departamento de Conservação da Biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente também está trabalhando na revisão da lista oficial das espécies da fauna ameaçadas de extinção. "Em 2009, no máximo em 2010, deve ser divulgada a revisão da lista. A idéia é que a cada cinco anos seja divulgada uma revisão", afirmou Lídio.

Segundo a Fundação Biodiversitas, o principal papel dos livros vermelhos é alertar os tomadores de decisão, profissionais da área de meio ambiente, conservacionistas, e a opinião pública em geral, sobre o risco crescente de extinção de espécies e suas conseqüências sobre o patrimônio genético do planeta. A elaboração de livros contendo as descrições das espécies consideradas sob ameaça de extinção (livros vermelhos), realizada com base em critérios científicos e consulta a especialistas, constitui uma ferramenta legal básica para a preservação dessas espécies.

Listas e livros vermelhos são mecanismos utilizados internacionalmente, inclusive como maneira de conter o tráfico e o comércio ilegal de espécies, conforme disposto nos anexos da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), da qual o Brasil é signatário.

Para a Biodiversitas a lista com as espécies citadas nos livros vermelhos podem e devem influenciar o desenho das políticas públicas e privadas de ocupação e uso do solo, a definição e priorização de estratégias de conservação, o estabelecimento de medidas que visem reverter o quadro de ameaça às espécies, além de direcionar a criação de programas de pesquisa e formação de profissionais especializados em biologia da conservação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...