domingo, 12 de outubro de 2008

Avelã: semente rica em proteínas

Nome Científico: Corylus avellana, L.
Família: Betalaceae


Origem e dispersão: as espécies Corylus americana e C. cornuta são naturais do Norte da América, porém a maioria dos cultivares utilizados são oriundos da aveleira comum (C. avellana), que parece ser originária da Ásia Menor, nas margens do Mar Negro.}

Características: a aveleira é uma planta de porte arbustivo e arbóreo; as folhas são ovais e caducas; as flores não apresentam perianto, cada bráctea apresenta de quatro a oito estames e as inflorescências são pistiladas; o ovário apresenta um ou dois óvulos por lóculo; o fruto é uma noz subglobosa ou ovóide, com pericarpo lenhoso, rodeado por um envoltório de folhas, irregularmente dentado ou, às vezes tubular, agrupado em rácimos na extremidade das brotações.

Clima e Solo: a planta é bastante resistente ao frio, porém, devido ao fato de a floração ocorrer no inverno, devem ser evitadas regiões com temperaturas extremamente baixas neste período (-10ºC), o que não é comum no Brasil.

Propagação: a aveleira pode ser propagada por sementes mergulhia e por rebentos que brotam do tronco.

Variedades: na Turquia, principal produtor, o cultivar mais importante é “Tombul”; na Itália, o ‘Tonda Gentile della Langhe’ na Espanha, ‘Negreta’; nos Estados Unidos, ‘Barcelona’ e ‘Daviniana’ como polinizadora.

Utilização: a avelã é bastante saborosa, alimentícia, rica em proteína e com 50 a 60% de óleo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...