terça-feira, 16 de setembro de 2008

Urucum na proteção da pele humana

Urucum, Colorau e Urucu e Açafrão tem como nome científico Bixa orellana L. da Família das Bixáceas. Utilizada pelos índios brasileiros para proteger a pele dos raios solares e como repelente de insetos, o urucum tem sua origem na América Tropical. Sementes e folhas. Para obter o pó das sementes, esmague-as num pilão de madeira.

Arvoreta de até 10 metros de altura, dá floresce e dá frutos espinhosos de até três centímetros em janeiro/fevereiro e junho/agosto. Dentro dos frutos se encontram as sementes que podem ser verdes ou vermelhas. Para cultivo, semear em sacos e transplantar após 4 a 6 meses da germinação, à distância de 5 metros. Frutifica após três anos. Gosta de sol pleno, clima úmido, solos férteis e ricos em matéria orgânica; ressente-se de geadas.

O chá das sementes tem ação digestiva e expectorante, com ação laxante. A infusão das folhas também atua contra bronquite, faringite e inflamação dos olhos.O pó é digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor e antibiótico, agindo como antiinflamatório para contusões e feridas. As sementes são expectorantes, utilizadas em moléstias do peito. O urucum também é utilizado para afecções do coração. A tintura do urucum é usada como antídoto do ácido prússico (veneno da mandioca).

Índios americanos usavam o urucum como protetor solar, repelente e para fins estéticos (tinta vermelha). Óleo de urucum para beleza e proteção da pele: 50 gramas de sementes de urucum, 250 gramas de óleo de amêndoas ou algodão ou soja. Deixar a mistura em banho-maria por 2 horas.

Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de saber se a semente de urucum deixada de um dia p outro e m agua num recipiente e coada.faz efeito contra o acido urico. e se seu uso contante traz maleficios a saude.respondam - me .gustavoathenas@hotmail.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...