terça-feira, 30 de setembro de 2008

O pulmão do Mundo

O planeta Terra é constituído, aproximadamente, 70% de superfície aquática, enquanto os 30% restantes corresponde a terra. Portanto, os maiores produtores de gás oxigênio para a atmosfera, vêem das algas dos ambientes aquáticos, em geral, elas são grandes aliadas do ambiente. Produzem oxigênio, absorvem dióxido de carbono (CO2) - o principal gás do efeito estufa - e formam a base da cadeia alimentar marinha.

E as árvores, qual seria o papel delas? Nesse caso, as árvores também realizam os mesmos processos de fotossíntese, equivalente as algas, mas a sua contribuição ecológica é na climatização do planeta Terra, onde o controle da temperatura terrestre permite a manutenção dos ciclos biogeoquímicos, como o ciclo da água, carbono e oxigênio, por exemplo.

Com isso, a manutenção de florestas favorece o surgimento de climas amenos, solos férteis e a permanência da biodiversidade terrestre. Mas não podemos esquecer de manter a qualidade dos recursos hídricos, pois neles estão os grandes responsáveis pela sobrevivência dos seres que respiram o gás oxigênio (O2).


O blog Onda Verde realizou uma pesquisa com os internautas sobre se eles sabiam quem era o maior responsável pela "purificação" do ar. 85% afirmaram que era as algas e o restante apontaram que eram as florestas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...