sábado, 9 de janeiro de 2010

Física na Natureza: Aquecimento ou resfriamento da Terra?


Física na Natureza!


Assim que fiz a minha primeira matéria para a coluna no Blog, uma grande e importante amiga para mim, que é química no estado de São Paulo, Carla Macheroni me mandou uma matéria sobre o resfriamento da Terra e eu estava guardando esse tema para o momento certo e vejo que esse momento chegou, tenho visto noticias e noticias nos jornais sobre nevascas na América do Norte, Europa e China, que já matou centenas de pessoas por não estarem acostumadas a temperaturas baixíssimas.

Estaria mesmo a Terra sofrendo um aquecimento Global? Ou isso seria o inicio para depois vir uma volta para a Era Glacial? Seria um sistema de defesa por tamanha agressão que nós humanos temos feito com a Terra.

Um cientista chamado Mojib Latif que trabalha no IPCC, o órgão da ONU que vem alertando há anos sobre o aquecimento global e a participação do homem nesse aquecimento, levanta a questão do resfriamento da terra. Por vários anos, mais cientistas têm engrossado a lista de pessoas que acreditam fielmente no aquecimento global, mas Latif vai contra.

Latif fez alguns estudos recentes que contrariam tudo o que o IPCC tem divulgado no mundo cientifico, estima-se que em 10 ou 20 anos o resfriamento da Terra irá se sobrepor ao aquecimento Global provocado pelos humanos, se tais estudos estiverem corretos o mundo está prestes a um limiar de resfriamento global.


O que poderia causar isso? Seria algo natural?

Os estudos de Latif dizem que esse resfriamento será ocasionado pelas alterações cíclicas naturais nas correntes oceânicas e nas temperaturas do Atlântico Norte, mas conhecido como Oscilação do Atlântico Norte. Seria também esse fenômeno que estaria provocando um aumento no aquecimento da Terra nos último 30 anos, mas esse quadro está indo agora para o lado do resfriamento. Essa alteração poderia explicar os furações do Atlântico, o degelo o Ártico e vários outros eventos pelo mundo.

Não há como prever o que irá acontecer nos próximos anos, seria mais fácil dizer o que irá acontecer nos próximos 40 anos, Dizendo Latif os modelos climáticos a grosso modo, são projeções estatísticas a partir de eventos passados.

Os modelos apresentados ao grande público tem sido dito como fatos definitivos por cientistas que não têm muito a ver com a ciência em si o próprio IPCC tem sofrido duras críticas dentro do meio cientifico, pois tem criado projeções para o ano de 2100, coisa que é um absurdo.

Para o campo da meteorologia as previsões dependem dos dados coletados, quanto mais curtos o prazo, mais precisa será a previsão, então é difícil prever o que irá acontecer daqui a 90 anos. Precisamos convencer os líderes mundiais, pois são os únicos a fazerem atos concretos contra o aquecimento global ou resfriamento global.


Então, será que vamos acabar com o Planeta com nossas poluições e egoísmo, pois é tão fácil jogar lixo no lixo ou será que a Terra irá acabar com os humanos todos congelados?



Por,
Richard Douglas
Físico e Colaborador do Blog
Contato:
andarilho-do-asfalto@hotmail.com

5 comentários:

Daniella disse...

De começo, quero desejar meus sinceros parabéns pela coluna.
Conforme o que foi dito, espero que não venhamos a congelar nem derreter, em vista das sérias agressões que nós mesmos temos realizado em nosso planeta.
Mas mesmo assim, ainda acho que, independente das mudanças climáticas, sendo elas causadas pelo aquecimento ou resfriamento, temos a obrigação de conservar o meio ambiente, para que ao menos a humanidade sobreviva!

Unknown disse...

Achei que nosso egoísmo nos mataria queimados. É inacreditável como apesar de todos os sinais que recebemos da natureza ainda não temos a noção de nossos atos inconseqüentes. Usamos e usurpamos sem noção, depois tentamos adivinhar o que nos acontecerá e ainda tentamos estabelecer prazos longos a fim de ainda termos tempo bastante para continuar com o nosso explicito exemplo de egoísmo.
A matéria está interessantíssima e fiquei surpresa em saber que as recentes publicações, que são de conhecimento geral, na verdade são apenas suposições sem grande fundamento já que são projeções a muito longo prazo.

Unknown disse...

Parabéns pela matéria,muito boa.Infelizmente,nós mesmos estamos destruindo o meio ambiente.E agora estamos sofrendo as consequencias
com temporais e afins.

Unknown disse...

Matéria interessante, bem mamão com açucar facil de se digerir, ñ me leve a mal está muito boa,
Um filme que demonstra bem td isso é o Dia depois de Amanhã, realmente pode acontecer e um dia irá acontecer, questão de evolução.
Só ñ concordo com a maioria, quando dizem temos q nos concientizar e bla bla bla, afinal estamos concientizados mas o capital fla mais alto no mundo, então só nos resta rezar, rs*

Ou vc`s vão tentar apertar a campainha da casa branca do Obama? hehehe...

Anônimo disse...

Boa noite ponderante blog , gostei mesmo muito, secalhar poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Aparte de brincadeiras o meu nome é Nataniel, e como tu escrevo paginas se bem que o foco do meu space é bastante diferente deste....
Eu estudo sites de poker sobre poker online sem arriscares o teu capital......
Amei imenso aquilo li aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...