quarta-feira, 17 de setembro de 2008

“Operação Dríade” prende 13 pessoas envolvidas em crimes ambientais em SC

As investigações que resultaram na Operação Dríade, em que pelo menos 13 pessoas foram presas temporariamente por suposta participação numa organização envolvida em crimes ambientais em Biguaçu, na Grande Florianópolis, nesta quarta-feira, começaram em outubro de 2007.

De acordo com o delegado Rafael Medeiros Rataichesck, da Polícia Federal (PF), os crimes investigados a pedido do Ministério Público Federal (MPF) seriam praticados por empresários, com o apoio de funcionários públicos estaduais e municipais — que teriam se omitido na fiscalização de irregularidades no aterro sanitário no munípio e emitido laudos falsos que permitiram a expedição de licenças irregulares para empreendimentos em Biguaçu.

Desde o início das investigações, a PF recebeu outras denúncias de crimes cometidos pelos suspeitos. O esquema funcionava a partir da corrupção de servidores, alguns deles com atribuições para licenciar e fiscalizar atividades no município.

Segundo o policial, as prisões foram realizadas devido aos indícios comprovados dos crimes ambientais e da expedição de laudos e licenças ambientais falsos por servidores públicos, além da omissão do poder público municipal quando às irregularidades. Equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) auxiliaram nas investigações.


Fonte:
ClicRBS-SC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...