segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Novas árvores na captação do carbono

Artigo:


“Plantar uma árvore nova pode ser uma maneira mais ou menos eficaz em seqüestrar o carbono do que conservando uma árvore velha do machado”, diz Emma Marris, pesquisadora. As florestas velhas continuam a acumular o carbono em uma taxa muito maior do que os investigadores tinham pensado previamente, fazendo as mais importantes enquanto os dissipadores do carbono que devem ser faturados no clima global modelam, investigadores dizem. Até recentemente, supôs-se que as florestas muito velhas já não absorveram o carbono."

A informação repassada acima - no
Site Nature - vem confirmar de que o “Projeto Quati” está no caminho certo. Além de ajudar na criação de um novo ecossistema, com animais, insetos, também vai servir como uma forma de ajudar o Meio Ambiente a respirar um ar muito melhor.

O resgate de árvores frutíferas nativas da região será um projeto desenvolvido com o apoio de algumas empresas privadas da Região Carbonífera, o Grupo Escoteiro Djalma Marques Escaravaco, em conjunto com um grupo de jovens profissionais na área ambiental, social e de comunicação.

Ele consiste em trazer de volta a áreas de mata virgem árvores frutíferas que não são mais encontradas in natura. Serão milhares de mudas desenvolvidas pela regional da EPAGRI e monitoradas e cuidadas pelos biólogos do projeto. Será uma ação de dois anos, que tem como missão colocar de volta ao meio ambiente cerca de seis mil novas árvores.

De 2008 a 2010 o Grupo Escoteiro Djalma Escaravaco, o Portal “Palavra de Escoteiro” apoiado por empresas de visão ambiental estará desenvolvendo três (03) projetos que marcarão uma nova era na preservação do Meio Ambiente no município de Içara. Além do Projeto Quati, será realizado outro projeto que será o reencontro da “içaroba” (palmeira hoje praticamente extinta) e, para encerrar, o grande projeto de recuperação dos dois (02) rios que chegam na Barra do Torneiro e na Barra Velha.


Por: Blog Onda Verde

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...